Ambiente

Mais de 1880 plantas saem do Viveiro Municipal para a casa dos portuenses

  • Notícia

    Notícia

Desta sexta-feira até domingo, o Viveiro Municipal, em Campanhã, está de portas abertas para distribuir árvores e arbustos, no âmbito da terceira edição do programa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si". A Câmara do Porto volta, assim, a oferecer árvores e arbustos aos residentes, empresas ou organizações com sede no concelho e que sejam proprietários ou gestores de um pequeno jardim ou quintal.

Na presente edição foram recebidas 373 candidaturas, das quais aprovadas 323, e serão entregues 1.880 árvores e arbustos de 14 espécies nativas, entre as quais azevinhos, loureiros, azereiros, medronheiros, lódãos, murtas, entre outros. Algumas destas espécies, todas produzidas no Viveiro com o apoio de especialistas, operacionais do município e cidadãos voluntários, são já raras em estado selvagem.

"Temos pessoas de todas as freguesias do Porto, que têm espaços maiores e casas maiores e pessoas com espaços mais pequenos; claramente é um programa que chega a uma grande diversidade de portuenses", explicou Marta Pinto, coordenadora do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, parceiro da iniciativa.

Das 323 candidaturas aprovadas, 279 são residentes em nome individual e as outras 44 pertencem a empresas, associações culturais e desportivas, condomínios, alojamentos locais, instituições particulares de solidariedade social, bem como ao Jardim Botânico do Porto, Centro Hospitalar Conde Ferreira, Direção Regional de Cultura do Norte, Centro Hospitalar de S. João, Instituto de Ação Social das Forças Armadas, entre outros.

Este ano, todas as plantas são entregues em vaso (35 cm de altura X 16 cm de diâmetro), de modo a permitir que haja um maior desfasamento entre o momento de receção da planta e o momento de transplantação para o local final.

A iniciativa encontra-se em linha com as estratégias municipais para o Ambiente e de Adaptação às Alterações Climáticas e tem como meta plantar 10.000 árvores e arbustos autóctones nos jardins privados da cidade do Porto até 2020.

Durante o dia de hoje (sexta-feira), a Lipor esteve também presente no Viveiro, oferecendo aos interessados minicursos de compostagem, uma ação integrada no projeto Terra à Terra - Projeto de Compostagem Caseira da Lipor - que tem como objetivo alargar a prática da compostagem caseira ou comunitária, permitindo a valorização dos resíduos orgânicos localmente.

Nas anteriores edições (em 2016 e 2017) foram oferecidos e plantados mais de 3.834 árvores e arbustos que beneficiam 834 jardins privados da cidade. 

+Info: Viveiro Municipal do Porto | Rua das Areias (coordenadas 41.155436, -8.559575) 

Horários:

6 de abril | 09h00 - 17h00

7 de abril | 09h00 - 17h00

8 de abril | 09h00 - 12h00