Cultura

Maestro portuense José Eduardo Gomes venceu o Concurso Europeu de Direção de Orquestra

  • Notícia

    Notícia

#DR_maestro_jose_eduardo_gomes.jpg

O maestro José Eduardo Gomes conquistou o primeiro prémio do European Union Conducting Competition, concurso de direção de orquestra que decorreu na Bulgária e tinha em competição cerca de 300 maestros de todo o mundo.

Além disso, José Eduardo Gomes, que é maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), ganhou no mesmo concurso o prémio para "melhor interpretação de Beethoven", no âmbito da comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão.

A segunda edição do European Union Conducting Competition decorreu ao longo de uma semana nas cidades búlgaras de Sófia e de Pazardzhik e foi disputada em quatro rondas de eliminatórias.

Nascido em 1983, José Eduardo Poças Gomes estudou clarinete na ESMAE, onde se licenciou na classe de António Saiote, prosseguindo estudos de Direção de Orquestra na Haute École de Musique de Genève (Suiça), na classe de Laurent Gay, e Direção Coral na classe de Celso Antunes.