Economia

Made In Baixa quer aproximar a indústria da cidade e dos consumidores

  • Notícia

    Notícia

made_in_baixa.jpg

Projeto que assenta nos princípios da Economia Circular cresceu a partir da ScaleUp Porto e realiza-se a partir desta quinta-feira.

O OpoLab e a Associação Fabcity promovem, entre esta quinta-feira e o próximo sábado, o Made In Baixa, evento que decorrerá em vários locais e pretende facilitar um espaço de experimentação, conversação e parcerias entre a indústria, a cidade do Porto e os seus consumidores/cidadãos. O objetivo é conseguir reflexo no futuro da manufatura local, repensando o porquê e como fabricamos os produtos à escala de uma vizinhança.

A iniciativa é aberta a todos os designers, makers e curiosos da área que queiram inscrever-se e tenham como meta criar um produto com materiais adquiridos localmente. O projeto vencedor será premiado com um valor monetário e com a hipótese de ser incubado pelo OpoLab para lançamento no mercado.

O Made In Porto ganhou asas a partir do concurso Call for Activities do projeto da Câmara do Porto designado ScaleUp Porto, sendo dinamizado pelo OpoLab e pela Associação FabCity. O primeiro é um espaço multidisciplinar e o primeiro Fablab em Portugal dedicado à exploração da criatividade e ao uso de novas tecnologias na arquitetura, engenharia, design e outras áreas artísticas, sempre promovendo o conhecimento, a educação e as atividades culturais.

A Associação FabCity Porto, em parceria com o FabLab, tem como objetivo impulsionar a criação de um novo tipo de consumo para a cidade, um consumo e produção mais local, estimulando assim uma Economia Circular e mais sustentável. O conceito já foi implementado em mais de 13 cidades mundiais.

Esta Economia Circular seria criada a partir da entreajuda e cotrabalho de vários tipos de entidades como o Fablab, escolas, universidades, startups, negócios e empresas locais.

Obtenha mais informações e saiba como participar, aqui.