Sociedade

Macau e Porto cooperam e trocam experiências na montagem de grandes eventos

  • Notícia

    Notícia

O Porto marcou este ano presença no Grande Prémio de Macau, em automobilismo, prova que concentrou três competições pertencentes a campeonatos do Mundo FIA de automobilismo e que se realiza há cerca de seis décadas. Rui Moreira, que foi convidado do Governo de Macau, acompanhou o evento que decorre no centro da cidade e quis saber tudo sobre como é gerido para causar o menor impacto possível para os cidadãos. Aspectos como a mobilidade fora do perímetro do evento e a segurança mereceram especial atenção durante a visita de Rui Moreira.

Alexis Tam, responsável no Governo pelos Assuntos Sociais e Cultura, acompanhou o presidente da Câmara do Porto, que recebeu ainda de Diamantino Torrado, responsável pela montagem das infraestruturas, ensinamentos quanto ao desafio que constitui a instalação de um grande prémio com provas de Fórmula 3, WTCR e GT de três campeonatos mundiais, além de outras corridas laterais.

"O interesse desta visita foi continuar o trabalho que temos desenvolvido com esta parte do globo, em particular com o sul da China. Estivemos em Shenzhen e também aqui em Macau para prosseguir com o intercâmbio cultural mas também empresarial que começamos há cinco anos com o Secretário Alexis Tam", referiu Rui Moreira. "Desta vez, pudemos também perceber melhor esta tarefa gigante que é a montagem de um Grande Prémio, que custa mais de 20 milhões de euros. No Porto não temos tido a possibilidade de montar um circuito, mas teremos em 2020 de novo o Rally de Portugal, também pontuável para o Mundial de Ralis, e que tem algumas semelhanças em matéria de segurança, promoção e de gestão de cidade que é necessário fazer. Por isso, esta aprendizagem foi muito importante", concluiu o presidente da Câmara do Porto, cidade geminada com Macau.

Entre outros contactos estabelecidos em Macau, Rui Moreira deu ontem uma entrevista à Rádio Macau