Cultura

Luís Portugal: "Obrigado por terem devolvido o Rivoli à cidade do Porto"

  • Notícia

    Notícia

A sessão de quinta-feira do Porto Best Of, um programa do Teatro Municipal que revista um álbum histórico de uma banda do Porto e o une, no mesmo palco, a um novo valor da música portuense, recordou os Jafumega e, antes disso, conheceu Marta Ren.

Dois grandes espetáculos que encheram um Rivoli entusiasmado. Na verdade, não foi só o público que se entusiasmou ao som de "Latin'América", "Kasbah" ou "Nó Cego", mas também o próprio Luís Portugal, vocalista dos Jafumega que nunca tinham tocado naquele palco. O líder da banda, que apareceu em formato alargado, agradeceu a Miguel Guedes, o curador da iniciativa, e à Câmara do Porto por "terem devolvido o Rivoli à cidade do Porto", elogiando o atual momento "vibrante do Porto".

O mesmo fez Marta Ren, que deu um espetáculo frenético e contagiante, cheio de sotaque e de Porto em palco.

Do álbum de estreia de Marta Ren & The Groovelvets aos hits de 1982 dos Jafumega, a noite prolongou-se pelo segundo álbum da mítica banda. Bem mais recente (2016) é "Stop, Look, Listen", registo de estreia a solo, poderoso, de Marta Ren.

Neste regresso aos palcos, os Jafumega tiveram em palco Luís Portugal, Mário Barreiros, José Nogueira e Eugénio Barreiros, acompanhados por Miguel Ferreira (teclados), Ricardo Coelho (bateria) e Nuno Coelho (baixo).

A iniciativa, recorde-se, levou já ao Rivoli, em 2016, os GNR e os Lobo (ciclo dedicado à pop); Dealema e Capicua (noite do hip-hop); Tarântula, Equaleft e Redemptus (a lembrar as raízes do metal da cidade); Expensive Soul e Cru (noite soul e funk). O ano de 2017 começou da melhor forma, com a importância da palavra a revelar-se através dos Três Tristes Tigres, Old Jerusalem e Dan Riverman. Quinta à noite foi a vez dos Jafumega e Marta Ren & The Groovelvets - o passado, o presente e o futuro da música portuguesa e uma raiz em comum, o Porto.