Sociedade

Lufthansa reinicia a ligação aérea Porto-Frankfurt no início da próxima semana

  • Notícia

    Notícia

#NNS_Lufthansa.jpg

A Lufthansa, companhia aérea de bandeira alemã, vai retomar o voo Porto-Frankfurt a partir da próxima segunda-feira, dia 18, três vezes por semana. As restrições de ocupação de passageiros por avião e a adoção de medidas preventivas a bordo estão asseguradas.

A cidade do Porto entra assim como um dos destinos eleitos no plano de regresso aos voos da maior operadora aérea da Alemanha, ainda que tratando-se de uma retoma sob fortes medidas restritivas, no atual contexto de pandemia e por isso, nesta fase, a operação centra-se em situações consideradas de emergência.

Segundo informa a RTP, companhias como a Lufthansa,Iberia, American Airlines ou Air France já publicaram um protocolo de segurança para os primeiros voos comerciais, de modo a prevenir a infeção por COVID-19. Os passageiros serão obrigados a utilizar máscara, sujeitos à medição da temperatura e deverão apresentar o seu "passaporte de saúde" com teste negativo ao coronavírus, é referido.

De acordo com informações na imprensa internacional, este aumento programado de voos da Lufthansa para a segunda quinzena de maio, traduz-se numa operação de e para Frankfurt que envolve 34 destinos, incluindo o Porto, estando ainda previsto o reforço das ligações com Munique.

Recorde-se que foi em 2014 que a Lufthansa começou a reforçar a sua presença no Porto. Dois anos depois, em 2016, deu ainda um passo mais ousado, ao criar um centro de serviços inovador, contratando 200 trabalhadores para o LGSP - Lufthansa Ground Services Portugal, que apoia anualmente mais de 254 mil voos da Lufthansa, Austrian Airlines, Eurowings e Air Dolomiti.

A par da companhia de bandeira alemã, muitas outras companhias aéreas de bandeira, entre elas a KLM, Air France, Turkish Airlines, United Airlines, Air Canada, Emirates instalaram-se no Porto nos últimos anos ou reforçaram a sua operação na cidade, em contraciclo com outros destinos.

Também as companhias de baixo custo, como a Ryanair, Easyjet, Transavia ou Wizz Air, nos anos antecedentes à crise atual, impulsionaram o crescimento das rotas de e para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, trazendo para o Porto e Região milhares de passageiros por ano.