Economia

Lojas do Porto de Tradição integram site nacional "Comércio com História"

  • Notícia

    Notícia

#mno_rua_santa_catarina.jpg

As lojas e entidades reconhecidas e protegidas no âmbito do programa municipal Porto de Tradição passam a constar da plataforma "Comércio com História". O site, promovido pelo Ministério da Economia, agrega informação similar de várias cidades do país.

O programa da Câmara do Porto de distinção e salvaguarda do comércio tradicional e de proximidade partilha agora um espaço conjunto no universo digital, com outras câmaras municipais como Lisboa, Coimbra, Fundão e Funchal, que também já têm iniciativas de proteção das suas casas de comércio mais emblemáticas.

Com informação até agora dispersa, esta nova plataforma lançada pelo Governo está dividida por setores, facilitando a pesquisa do utilizador. Espaços comerciais como a Tabacaria Martins, a Livraria Ferin ou a Bertrand, em Lisboa, a Lello, a Papelaria Modelo ou o Bazar Paris, no Porto, a Barbearia Turista ou a Farmácia Portuguesa, no Funchal, figuram entre a lista apresentada no lançamento do site. Por enquanto, o Fundão só está representado por um estabelecimento (Empresa Martins) e de Coimbra só constam, para já, repúblicas de estudantes.

Segundo o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, citado pelo Público, trata-se de "uma plataforma-chapéu que põe o inventário nacional destes estabelecimentos acessível a qualquer cidadão". Neste momento, encontram-se disponíveis para consulta 173 registos.

Considerando por isso que a iniciativa governamental "Comércio com História" está a dar os primeiros passos, a listagem respetiva ao programa Porto de Tradição, que já reconheceu 81 lojas históricas (incluindo duas entidades), encontra-se ainda a ser completada.