Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Locomotiva promove quatro semanas de programação contínua em São Bento
08-04-2015
De 13 de abril a 10 de maio, serão apresentados na Rua da Madeira os resultados da convocatória aberta ESPIGAR, lançada no início do ano pelo projeto Locomotiva. Das 39 candidaturas recebidas (nacionais e estrangeiras) foram selecionadas sete, que depois convergiram em cinco projetos potenciadores de eventos culturais originais, cada um financiado com seis mil euros. 

A primeira semana de programação chama-se Espigulhar e é da autoria do projeto Talkie-Walkie, com Ana Bragança, Raul Pereira, Ricardo Baptista e António Serginho. De 13 a 19 de abril, Espigulhar vai explorar a ligação e os laços anglo-saxónicos com a cidade do Porto, com arruadas, bailaricos, oficinas de música, oficinas plásticas, raides fotográficos, visitas guiadas e conversas na Rua da Madeira.


A PRIMEIRA SEMANA

O primeiro momento de Espigulhar será uma oficina plástica dedicada especialmente às escolas, chamada Finos como um alho. As crianças, transformadas em exploradores urbanos, vão realizar uma visita que parte da Rua da Madeira para os locais cheios de história que a rodeiam. No final, irão desenhar o que viram num grande mapa colectivo. As sessões estão agendadas para os dias 15, 16 e 17 de abril, das 10h00 às 12h00. 

Nos mesmos dias, mas das 14h30 às 16h30, decorrerá outra atividade dirigida a estudantes: Para os Espigadotes. Nesta oficina musical volante, com partida no Largo da Estação, vai-se compor uma peça musical colectiva, de forma gradual. No final do percurso, os viajantes regressarão ao largo, onde vão apresentar o resultado.

A 16 de abril, entre as 18h00 e as 20h00, será a vez de Espigulhar com... Germano SilvaEsta visita guiada (limitada às primeiras 30 pessoas a comparecer no Largo da Estação) terá como mote a personagem de Afonso Martins Alho e a ligação entre Inglaterra a a Invicta. O historiador Germano Silva irá conduzir os participantes num percurso entre a Rua da Madeira e a vizinhança de São Bento. 

Na noite do dia seguinte, 17 de abril, será a vez do historiador Gaspar Martins Pereira conduzir outra visita guiada. Das 21h00 às 23h00, poderão conhecer o Porto da Idade Moderna, salvaguardado no importante comércio da cidade com os britânicos. Espigulhar à noite com... Gaspar Martins Pereira também está limitado às primeiras 30 pessoas que estiverem no novo largo.

A 18 de abril, a programação será dedicada à fotografia, com a atividade #espigolhar. O jornalista Luís Octávio Costa, conhecido no Instagram como Kitato, irá conduzir o #igersoporto (grupo de instagramers do Porto) pelas ruas de São Bento. Munidos dos seus smartphones, os viajantes vão fotografar quotidianos da zona, entre as 10h00 e as 13h00. 

Da parte da tarde, entre as 17h00 e as 19h00, o sociólogo João Teixeira Lopes irá conduzir uma conversa sobre os quotidianos nos centros urbanos, realizada no Largo da Estação. Espigulhar com.. João Teixeira Lopes será centrado na comunidade do Bangladesh residente do Porto. 

À mesma hora, a música e a gastronomia desse país vão estar reunidas no novo largo. Espigladesh será uma festa aberta a toda a cidade, que pretende envolver os vizinhos bengalis, a maior comunidade estrangeira da zona de São Bento. 

No último dia de Espigulhar, a 19 de abril, a Rua da Madeira vai receber a oficina de expressão plástica Hoje, espigulhamos todos por aqui, das 10h30 às 12h30. As famílias serão convidadas a procurar soluções criativas para questões de estrutura da cidade, através de uma maquete de grandes dimensões.

À tarde, entre as 16h00 e as 17h00, a artista e designer Madalena Martins irá guiar uma conversa sem rumo definido. Em Espigulhar com... Madalena Martins, a sua obra As Marias de Portugal será relacionada com as imagens dos azulejos representados na Estação de São Bento, da autoria de Jorge Colaço.

Finalmente, das 17h00 às 19h00, a música irá inundar a Rua da Madeira, com O grande Espigulhanço. O coletivo musical Retimbrar irá atuar no palco e na rua, para terminar a semana em festa, com um grande bailarico.

Espigulhemos por aqui e por ali, espigulhemos por todo o lado e com todos!