Sociedade

Onde ver a F1 sem pagar

  • Notícia

    Notícia

A mais espectacular competição de motonáutica do mundo, a F1H2O, vai fazer a sua estreia no rio Douro dentro de uma semana. O programa do Grande Prémio de Portugal estende-se por três dias, entre sexta-feira e domingo, sempre da parte da tarde. Além da F1, cuja prova principal terá lugar a partir das 17h15 de domingo, com transmissão em direto na RTP, haverá também duas corridas da chamada F4, uma espécie de fórmula júnior que se disputará no sábado e no domingo. Mas o espetáculo não será apenas na água. No parque anexo ao Edifício da Alfândega, onde estará localizado o Paddock, haverá bares, restaurantes, divertimentos e até concertos. Prometido está também um espetáculo de velocidade e acrobacias no ar, imediatamente antes do início do Grande Prémio de Portugal.


Para que não fique de fora desta prova, o porto.pt preparou-lhe um guia com os melhores locais para assistir, entre a zona da Alfândega e a Ponte Luís I, área onde está desenhada a pista. Todos estes locais são de acesso livre e em nenhum terá que pagar bilhete, seja do lado do Porto seja na margem de Gaia.


1 - PALÁCIO DE CRISTAL 


Se procura desfrutar de deslumbrantes panorâmicas do Rio Douro e ver a prova à distância, o Palácio de Cristal é o local ideal.


Neste local, as árvores proporcionam alguma sombra e se chegar mais cedo poderá conseguir um lugar sentado nos bancos ou nos muros espalhados pelo Jardim com vista sobre o Rio Douro. Não verá toda a pista, mas assistirá à viragem junto ao edifício da Alfândega, um dos pontos certamente mais interessantes.


Os jardins possuem estacionamento subterrâneo e várias carreiras da STCP passam mesmo à porta.


2 - PARQUE DA ALFÂNDEGA


O Parque da Alfândega garante visibilidade directa e próxima para a pista onde decorrerão as provas.


Além do pontão onde será dada a partida de toda as corridas, aqui pode ver-se de perto a única bóia que é contornada pelo lado esquerdo, ou seja, é a única curva à direita de toda a pista, seguida da maior reta de todo o circuito, com cerca de 580 metros, onde se esperam velocidades bem acima dos 200 km/h, antes da travagem para as duas boias que obrigarão à inversão de sentido.


Mas deste local consegue também ver-se o sentido ascendente da prova, mais junto à outra margem. Sem dúvida, um dos locais a considerar como um dos spots mais interessantes para ver a prova.


Possui estacionamento próprio, embora se desaconselhe levar o carro.


3 - RIBEIRA DO PORTO


A zona da Ribeira do Porto é outro dos locais onde será possível ficar muito perto das emoções mais fortes, com destaque para o gancho mais apertado do circuito.


Olhando para o lado da Ponte Luís I, vai poder ver as duas bóias do circuito mais próximas uma da outra, com apenas 19 metros entre elas, obrigando a um contorno muito lento e a uma zona de aceleração que será certamente impressionante.


É também a parte mais estreita do rio e a mais técnica para os pilotos.


A Ribeira é conhecida por ser uma das zonas mais turísticas do Porto, por isso evite chegar em cima da hora da corrida para ter melhor visibilidade para o rio. 


Claro que é também aqui, que encontra o maior número de esplanadas junto ao famoso Cubo, onde pode petiscar enquanto assiste à corrida e obter espetaculares imagens dos Fórmula 1 em aceleração com a Ponte Luís I em fundo.


4 - PONTE LUÍS I 


Por razões de segurança, não é permitido assistir à prova em nenhum dos tabuleiros da ponte. Apesar da circulação pedonal ser permitida, não insista em parar para assistir à prova em cima da ponte. As autoridades não vão permiti-lo. Pode, contudo, assistir à prova nas escadas que lhe dão acesso a partir da Ribeira e que vulgarmente são conhecidas como "bacalhau".


5 - ZONA RIBEIRINHA DE GAIA


A zona Ribeirinha de Gaia é um dos locais onde se espera maior concentração de público durante o fim de semana. No domingo, a partir das 12h00, o trânsito estará cortado até final da corrida, enquanto na tarde de sábado estará condicionado, podendo o trânsito vir a ser cortado em caso de grande afluência de público ao local.


Se gosta de emoções fortes e se quer uma grande imagem da prova com o Porto, Património da UNESCO em fundo, este é o local perfeito. Numa grande extensão das margens do Rio, na zona das caves, poderá ver grande parte do circuito, nomeadamente a meta e a primeira curva do circuito, o que poderá ser particularmente interessante nas primeiras voltas. 


6 - CAIS DE GAIA


Devido à configuração da pista, a zona do Cais de Gaia, junto ao rio, será naturalmente um dos locais mais apetecíveis para assistir à prova. À exceção do habitual cais de embarque da Douro Azul e Barcadouro (um corredor de 150 metros onde estará a Direção de Prova, a cronometragem e a zona de TV), será possível circular livremente e assistir às provas com uma visão panorâmica para todo o perímetro do circuito.


7 - MARGINAL DE GAIA (SENTIDO AFURADA)


Também esta zona estará cortada ao trânsito automóvel na tarde de domingo de forma a proporcionar ao público mais espaço e segurança para ver a prova.


Esta é também uma zona com visibilidade dupla e de onde ser poderá ver a saída de uma importante viragem, com duas bóias que distam 58 metros uma da outra, em frente à Alfândega, a reta que as sucede e a curva à esquerda que leva à meta.


A configuração das margens e a proximidade à pista proporcionará, nesta zona, grandes emoções.


8 - SERRA DO PILAR


Se não gosta de confusões, e pretende ter uma vista mais geral da competição, a Serra do Pilar apresenta-se como uma excelente alternativa, com acesso fácil de Metro ou a partir dos acessos rodoviários que existem em Vila Nova de Gaia.


Não estará tão perto das emoções, mas este local apresenta uma vista privilegiada e uma envolvência digna de filme, com uma perspetiva de única de toda a pista.


9 - JARDIM DO MORRO


O Jardim do Morro, mesmo ao lado da Serra do Pilar, também poderá ser uma excelente aposta para ir, por exemplo, ver a corrida em família. 


Com uma vista magnífica para o Porto e o Rio Douro, junto ao acesso ao teleférico, poderá aproveitar ainda uma sombra fresca do jardim para descansar.


O Metro é o transporte aconselhável no acesso a este local.



PROGRAMA - Grande Prémio de Portugal


 


Sexta-feira, 31 de julho 2015


10:00-15:00    Verificações Técnicas (Parque da Alfândega)


12:00-12:30    Verificações Administrativas (Edifício da Alfândega)


13:00-15:00    Passeios no F1 Bilugar


15:00-17:00    Treinos Livres


 


Sábado, 1 de agosto 2015


11:00-11:30    Briefing (Edifício da Alfândega)


12:00-12:30    Treinos Livres - F4


12:40-13:00    Treinos Cronometrados - F4


13:30-14:30    Treinos Livres - F1


15:00-16:00    Passeios no F1 Bilugar


16:00-16:20    Corrida 1 - F4


16.30-17:30    Qualificação - F1


17:40-18:00    Conferência de Imprensa (Edifício da Alfândega)


18:00-22:00    Animação no Village (Parque da Alfândega)


22:00-23:15    Concerto de Mónica Ferraz (Parque da Alfândega)


 


Domingo, 2 de agosto 2015


11:00-11:30    Briefing (Edifício da Alfândega)


12:10-12:30    Treinos Livres - F4


12:40-13:00    Treinos Cronometrados - F4


13:30-14:30    Treinos Livres - F1


14:30-15:30    Passeios no F1 Bilugar


16:00-16:20    Corrida 2 - F4


16h30-17:00   Acrobacias aéreas


17:00-17:15    Volta de Apresentação - F1


17:15-18:00    GP Portugal - Corrida (45') - F1


18:15-18:25    Cerimónia do Pódio (Parque da Alfândega)


18:35-19:00    Conferência de Imprensa (Edifício da Alfândega)


Consulte o Guia do GP Portugal