Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Livro sobre a inovação na cidade lançado em inglês
28-06-2017

Foi ontem lançada a edição em inglês do livro "A Inovação na Transformação da Cidade", um histórico do ciclo de debates públicos, promovido pela autarquia, realizado no Porto Innovation Hub. Na apresentação estiveram representantes de um largo grupo de cidades europeias, como Manchester, Dublin, Eindhoven ou Estocolmo, que puderam constatar a dinâmica portuense.


O lançamento da versão inglesa, "Innovation in the Transformation of the City", vem sublinhar o posicionamento do Porto no mapa global, enquanto cidade com uma estratégia de inovação que faz o encontro de conhecimento, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo, fomentando a cocriação entre agentes que constantemente renovam o tecido urbano.


Recorde-se que ao longo de três meses, de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, o Porto Innovation Hub, polo de inovação criado pela Câmara no presente mandato, fomentou a discussão pública e estabeleceu um modelo participativo de conceção do futuro. Esta iniciativa, precisamente designada "A Inovação na Transformação da Cidade", traduziu-se em 24 debates públicos, um total de 146 convidados, entre moradores e oradores, e mais de 2200 participantes. Viver em Sociedade, Desenhar a Cidade, Aproximar ao Sustentável e Transformar a Economia foram os temas transversais abertamente discutidos.

 

Dos debates resultaram centenas de considerações e sugestões a tomar em conta na construção de "programas e ações que contribuam para o Porto que queremos ter no futuro", como se explica na publicação, mas sobretudo evidências do que é já a cidade hoje. Essa mesma realidade mostrou-se ontem aos representantes europeus que estiveram no Porto, com a visita a algumas das mais significativas estruturas locais do conhecimento e da investigação.  

 

A versão portuguesa do livro pode ser consultada AQUI e em anexo, partilhado em pdf.