Cultura

Livro "Porto Meu" de João Menéres revela em fotos as memórias de uma cidade que todos os dias renasce

  • Notícia

    Notícia

"Fui à procura de memórias que ainda perduram e de uma cidade que em cada dia, todos os dias renasce e se desnuda, em que cada dia se abre para um novo olhar", explica o fotógrafo João Menéres a propósito do seu mais recente livro - "Porto Meu" - apresentado ontem ao fim do dia na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Com 212 páginas e cerca de 500 fotografias, a sessão dedicada a "Porto Meu" foi introduzida pelo Professor Luís Valente de Oliveira, para quem "o primeiro atributo de João Menéres que salta aos olhos é o seu enlevo pela sua Cidade! Conhece-a como poucos, percorre-a com uma aplicação exemplar e há muito que exercitou a sua capacidade de observação para surpreender o motivo que capta, fixando-lhe o enquadramento que mais o valoriza".

Engenheiro reformado, João Menéres, que foi agraciado com a Medalha Grau Ouro da Câmara do Porto em 2005, publicou anteriormente "Encontro com o Porto", com introdução de Fernando Lanhas; "De um outro Porto", com prefácio de Mário Cláudio; "Revelação da água", com texto de Agustina Bessa-Luís; "Conversas à luz dos olhos", com prefácio de Miguel Veiga, título e textos de Lina Sampaio; "Imagini", com introdução e textos de Jorge Pinheiro, desenhos e pintura de Myra Landau; "Entre o ver e o olhar", título de Lina Sampaio, introdução e textos de Ana Ruas Alves; "A cidade de Eugénio", com texto de Luís Neiva Santos e Vasco Graça-Moura; "O génio da minha geração", com texto de Miguel Veiga; "Dezasseis olhares sobre a Póvoa", Ed. Modo de Ler; e "O Porto de Miguel Veiga", Ed. Modo de Ler.