Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Livro "Musonautas, Visões & Avarias" leva concertos gratuitos ao Rivoli
09-12-2019

O lançamento do livro do "Musonautas, Visões & Avarias: 1960-2010 - 5 Décadas de Inquietação Musical" decorre no próximo sábado, dia 14, às 18 horas. Logo depois, há concertos gratuitos de Volúpia Mundana e João Loureiro com Ana Deus e Rui Fernandes, que vão reinterpretar temas dos BAN.


A obra resulta da exposição homónima que esteve patente na Galeria Municipal do Porto, no ano passado. Com curadoria de Paulo Vinhas, apresentou uma retrospetiva de cinco décadas de força e inquietação na criação musical portuense nas suas diferentes expressões e aventuras sonoras, desde a música erudita à de contestação, até à música experimental e às músicas eletrónicas, através do mapeamento das diferentes práticas musicais surgidas entre 1960 e 2010.


Na mesma linha, o livro compila documentos, objetos, conversas e ensaios de vários dos pioneiros desta história da música no Porto durante aquelas cinco décadas. Nas palavras de Paulo Vinhas, responsável pelo projeto editorial juntamente com Guilherme Blanc, procurou-se "ilustrar os diversos mundos e os impulsos de rutura protagonizados por essa rede de criadores, editores, divulgadores e agitadores que transformaram a divergência do seu contexto periférico num catalisador de energia".


A entrada é livre, mas sujeita a levantamento de bilhetes, que estarão disponíveis na bilheteira do Rivoli a partir das 14,30 horas do próprio dia.