Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Livro com cartas inéditas da Rainha D. Amélia lança "Um novo olhar sobre o Porto"
09-05-2019
O livro "Um novo olhar sobre o Porto", que inclui um conjunto de cartas inéditas da Rainha Dona Amélia, é lançado na próxima segunda-feira, 13 de maio, no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

A sessão tem início às 18 horas e é conduzida pelo historiador Francisco Ribeiro da Silva, professor catedrático da Universidade do Porto e mesário do Culto e da Cultura da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que assina o prefácio da obra.

Da autoria de António Botto Quintans, que publicou já "Quinto Império - Testemunhos de uma História Verídica", este novo livro tem integradas cinco cartas escritas por Dona Amélia a Venceslau de Lima (1858-1919), paleontólogo, professor da Academia Politécnica do Porto, presidente da Câmara do Porto, Governador Civil do Porto, deputado, ministro e Presidente do Conselho de Ministros.

As cartas passaram recentemente para a custódia do Arquivo Histórico Municipal do Porto, na sequência da doação das mesmas a favor do Município, e constituem um rico manancial de informação acerca da relação de amizade entre a rainha e o ilustre portuense. Escritas de Lisboa, Sintra, Cascais, Biarritz e Londres, datam todas de 1910 e quatro delas são anteriores à proclamação da República, pelo que são também um valioso testemunho sobre uma época politicamente turbulenta.