Sociedade

Livraria Lello adquire 1.ª edição de livro de Harry Potter por 70 mil euros

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_livraria_lello_01.jpg

Filipa Brito

A Livraria Lello comprou à Livraria Blackwell's, em Oxford (Inglaterra), a primeira edição do livro original "Harry Potter and The Philosopher's Stone", pelo valor de 70 mil euros.

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) tinha sido lançada em janeiro último, aquando do 113.º aniversário, e concretizou-se ontem, dia 31 de julho, data de celebração dupla, pelo aniversário do primeiro lançamento da saga Harry Potter e também da sua criadora, a escritora J. K. Rowling.

A edição que faz agora parte do espólio "foi extensivamente examinada pelo bibliógrafo da autora J.K. Rowling, Philip Errington, também reconhecido especialista do departamento de livros raros e manuscritos da conhecida casa de itens raros, a Sotheby's", refere a centenária livraria portuense em comunicado.

Antes, já tinha chegado à Lello um outro livro que preenchia os requisitos, mas a opção acabou por recair sobre o exemplar à guarda da livraria de Oxford, aberta desde 1879, "por estar em excelentes condições".

Além desta compra, foram também adquiridas as primeiras edições dos restantes seis livros da saga, que já se encontram em exposição na Livraria Lello, local que terá inspirado a escritora para descrever o ambiente mágico de Hogwarts, onde o jovem feiticeiro Harry Potter estudava.

Todos os exemplares vão estar em evidência na celebração que a Lello está a preparar para o próximo dia 13 de setembro que, garante, "contará com muitas surpresas".