Cultura

Literatura eletrónica explica-se no Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_palacete_visconde_balsemao.jpg

Conferência, festival e exposições reúnem no Porto as comunidades ligadas à literatura eletrónica, que assim se dão também a conhecer melhor.

"Affiliations - Remix and Intervene: Computing Sound and Visual Poetry" é o nome da exposição que o Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto, tem patente ao público no âmbito do ELO 2017, o encontro anual da Electronic Literature Organization.

A visita à exposição é uma das formas de melhor tentar compreender de que se fala quando se fala em "literatura eletrónica" que, de resto, constitui um dos objetivos deste ELO, organizado pela Universidade Fernando Pessoa.

Tendo como tema "Literatura Eletrónica: Filiações, Comunidades, Traduções", o ELO 2017 contempla conferência, festival e exposições, e alarga-se do Palacete dos Viscondes de Balsemão ao Mosteiro de São Bento da Vitória e do espaço Maus Hábitos/Saco Azul ao Passos Manuel.

O encontro propõe uma reflexão sobre diálogos e histórias por contar sobre a literatura eletrónica, abrindo espaço para uma discussão sobre trocas, negociações e movimentos que podemos acompanhar neste campo.

Entende-se por literatura eletrónica o conjunto de trabalhos com aspetos literários que exploram criativamente as capacidades e contextos fornecidos pelo computador, em modo stand-alone ou em rede, incluindo formas de literatura gerada por computador, poesia animada por computador, hiperficção e poesia hipertextual, instalações de arte que implicam a interação e participação do leitor, modos de ficção interativa, projetos de escrita colaborativa, performances literárias que desenvolvem novas formas de escrita multimédia e imersiva.

Articulando-se através da Conferência, Festival e Exposições, os três tópicos (Filiações, Comunidades, Traduções) estruturam diálogos, debates, apresentações, exposições e performances. Os tópicos são apresentados como provocações, visando formar um diagrama da literatura eletrónica actual e expandindo a consciência da história e da diversidade do campo.

"O nosso objetivo é contribuir para deslocar e re-situar visões e histórias aceites sobre a literatura eletrónica, de forma a construir um campo maior e mais expansivo, mapeando relações textuais descontínuas através de histórias e formas, criando assim aparelhos produtivos e poéticos a partir de combinações inesperadas", aponta a organização.

O programa, que decorre até este sábado, está todo aqui.