Sociedade

Lista do Porto de Tradição protege 79 lojas históricas

  • Notícia

    Notícia

#fib_Hotel_do_norte_01.jpg

A partir de hoje há 79 estabelecimentos e entidades protegidos pelo programa municipal Porto de Tradição. O Executivo aprovou por unanimidade, na reunião camarária desta quarta-feira, a entrada definitiva do Hotel do Norte, de A. Vilarinha e do Orfeão do Porto na lista de interesse histórico. 

Continuam em fase de consulta pública a Casa da Filha da Mãe Preta, Deltrilã, Francisco Costa & Irmão e Rocha & Leitão, Lda.

Recorde-se que foi aprovado pelo executivo liderado por Rui Moreira, em fevereiro, o regulamento final deste programa que define os critérios para o reconhecimento e proteção dos estabelecimentos, bem como os procedimentos para obtenção dessa classificação. Uma Comissão de Acompanhamento pondera critérios como a longevidade das lojas, a continuidade geracional na família ou empregados, a origem dos produtos comercializados, a existência de marca registada e produtos identitários, entre outros.

Os membros da lista protegida passam a usufruir de diversos benefícios, como alguns de índole fiscal, isenção de taxas de publicidade, formação e consultoria, mecanismos de visibilidade comunicacional e outros apoios.