Sociedade

Lista das sugestões "Porto." para este fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#JQ_02DEZEMBRO_2018_ATVIDADES_NATAL_79.jpg

João Queirós

O Natal está quase a chegar e anda a espalhar magia pela cidade. Com ele vêm também as férias escolares, pelo que a programação destes dias inclui os mais novos. O "Porto." deixa-lhe uma panóplia de propostas para aproveitar o fim de semana da melhor maneira, seja com opções mais culturais ou de animação.

Na cidade das Festas Felizes há contos, música e humor

A programação natalícia sofreu alteração de local, dada a possibilidade de chuva neste fim de semana. No sábado, os contos dentro da Árvore foram transferidos para o átrio da Câmara do Porto; o Natal a Rir e as vozes do Natal à Porta são na Estação de São Bento. No domingo, o Quarteto de Flautas e o Teatro de Marionetas têm lugar no átrio da Câmara do Porto. Já os concertos do Natal à Porta e o Jazz em Família são na Estação de São Bento, enquanto o humor do Natal a Rir é transferido para a Estação de Metro da Trindade
(veja mais detalhes AQUI).

Cultura em Expansão despede-se de 2018 

O programa municipal Cultura em Expansão encerra o ano com eventos de entrada gratuita. No sábado, apresenta dois projetos de longa duração: a plataforma online "Mapa Emocional de Miraflor", às 16 horas no MIRA FÓRUM, e a Orquestra Experimental de Miraflor, às 17 horas na Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda. No domingo, o palco é no Teatro Municipal Rivoli, onde tem início às 16 horas a exibição da curta-metragem "Cães que Ladram aos Pássaros", de Leonor Teles. Logo de seguida, pelas 17 horas, são apresentados no mesmo local dois concertos que resultam de um trabalho de colaboração entre jovens autores e grupos musicais da cidade. No Rivoli, a entrada é gratuita mas sujeita a levantamento de bilhete a partir das 14,30 horas.

Lojas do Porto em exposição na Casa do Infante

No Arquivo Municipal/Casa do Infante, pode ver a exposição "Lojas do Porto - História e Identidade", que incide sobre a matriz comercial desde o nascimento da cidade e as histórias das lojas tradicionais. Parte de documentos, imagens e objetos do Arquivo Histórico Municipal do Porto, aos quais se juntam objetos de alguns estabelecimentos e acervos de outras instituições. A mostra é de entrada livre e pode ser visitada todos os dias, incluindo fim de semana (exceto feriados),entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 17,30 horas, até 20 de abril.

Famílias e escolas em foco no Teatro Municipal

Até domingo, são várias as atividades inseridas no Foco Famílias, um momento da programação do Teatro Municipal do Porto pensado exclusivamente para escolas e famílias. Há teatro de marionetas, música, cinema, oficinas criativas e atividades que se repartem pelo Rivoli e Campo Alegre.

Férias de Natal também são nas bibliotecas municipais

As bibliotecas municipais e o Bibliocarro têm preparadas várias atividades para os mais novos nesta época festiva, já a partir deste sábado e até dia 22. O "Especial Natal" é destinado a famílias e crianças e integra contos e oficinas criativas, sempre com o objetivo de promoção da leitura.

Circo de Natal no Coliseu Porto Ageas

A tradição circense do Natal do Porto volta a cumprir-se no Coliseu e, neste ano, apresenta várias novidades até dia 1 de janeiro, sempre sem animais em pista. Os espetáculos já começaram.

Cantos de Natal no Mercado Temporário do Bolhão

O Coro 8 por 4 vai "Dar Corda ao Natal" no Mercado Temporário do Bolhão, a partir das 15 horas deste sábado. Promete cantar e encantar com um repertório eclético e alusivo a esta quadra festiva.

Silo Auto junta-se aos mercadinhos e feiras de Natal

Neste sábado à tarde, o 6.º e o 7.º andares do Silo Auto acolhem o FleaMarket e o Mini Portobelo, duas edições inseridas nas feiras e mercados de Natal que se encontram a decorrer pela cidade. Além das propostas de vendas, há animação a cargo de DJs e "food trucks" para poder petiscar. A entrada é livre.

Desporto continua com energia

Ao sábado, todos são convidados a participar gratuitamente nas aulas de pilates (das 9 às 10 horas), ioga (das 10 às 11 horas) e tai chi (das 11 às 12 horas), oferecidas pelo programa municipal Dias com Energia. Basta levar roupa confortável e um tapete/esteira individual. As aulas decorrem no Pavilhão da Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo.