Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Lisboa faz descontos em voos
03-03-2016

O diretor de rotas da Ryanair afirmou hoje no Porto que a ANA pratica um desconto de taxas aeroportuárias às companhias que façam escalas em Lisboa, nos voos de ligação. Segundo Niall O'Connor, que hoje anunciou que a companhia irá passar a operar diretamente da Invicta para Milão/Malpensa, quatro vezes por semana, a partir do Porto, a Ryanair não é subsidiada para operar em Portugal, ao contrário do que tem sido afirmado. Havendo, isso sim, como com todas as companhias, incentivos comerciais praticados pelos aeroportos. "A Ryanair aceita as condições que nos são propostas no Porto. Nada mais", afirmou.



Mas, quando a subsidiação, disse também que os jornalistas deveriam olhar para os descontos que são praticados para voos de longa distância em Lisboa e que beneficiam de 20% de desconto nas taxas aeroportuárias o trânsito em voos de ligação.


A prática apontada pelo diretor de rotas da Ryanair acontece numa altura que se sabe que o aeroporto de Lisboa está próximo do seu limite de tráfego e o do Porto ou Faro possuem ainda capacidade para crescer. Na prática, fazer um desconto às companhias que fizerem transbordo em Lisboa é um incentivo à operação no aeroporto que está mais saturado.


Recorde-se que os dois aeroportos são geridos pela ANA, empresa que foi privatizada num modelo contestado por Rui Moreira, que entendia que o aeroporto do Porto deveria ter uma gestão autónoma para poder reagir em condições de concorrência.