Mobilidade

Ligações mecanizadas de Miragaia já estão em funcionamento e servem a população local

  • Notícia

    Notícia

As ligações mecanizadas na zona de Miragaia já se encontram em pleno funcionamento. A obra que pretendia atenuar o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa da cidade, dispõe agora de apoio mecanizado assistido nas Escadas do Monte dos Judeus.

Quem sobe a zona de Miragaia, mais concretamente nas Escadas do Monte dos Judeus, dispõe agora de uma ajuda extra.

A intervenção que pretendia auxiliar a população envelhecida a deslocar-se, ligando o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa da cidade, teve arranque em maio de 2019 e encontra-se agora, desde dia 27 de junho, em pleno funcionamento.

Os moradores locais assumem-se satisfeitos, pois a dificuldade existente ao percorrer a pé esta subida íngreme já não constitui um problema.

Em funcionamento, diariamente, entre as 8 e as 21 horas, a intervenção consistiu na introdução de escadas mecanizadas, de novas rampas de acesso e na recuperação de pavimento e estruturas pré-existentes.

Desta forma, as escadas rolantes acompanham agora as escadas já existentes que tiveram, numa primeira fase, de ser retiradas para o avanço dos trabalhos e que agora voltam novamente ao seu lugar, respeitando a reformulação e o redesenho das cotas e dos degraus.

Esta manhã, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, estiveram no local à conversa com alguns moradores.

Enquadrada numa estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto, esta obra pretende resolver a ausência de ligação entre Miragaia e a Cordoaria, facilitando o acesso da população que vive nesta zona ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.

A empreitada "Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas - Miragaia" é o resultado de um projeto, apresentado inicialmente em 2015 por Rui Moreira, que teve por base um estudo que identificou mais dois pontos possíveis de ligação de cotas, nomeadamente, no Jardim das Virtudes e nos Jardins do Palácio de Cristal.

Desta forma, estes serão os próximos locais a ser intervencionados e a dispor também de apoios mecanizados, permitindo resolver, na totalidade, a falta de ligações entre as duas cotas da cidade.

A empreitada, levada a concurso público, ficou ao encargo da empresa Atlântinivel e foi gerida pela empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras do Porto, representando um investimento municipal de aproximadamente 677,2 mil euros.