Turismo

Letras gigantes "Porto." tornam-se lugar de paragem obrigatória na cidade

  • Notícia

    Notícia

Em frente à Câmara do Porto, na Praça General Humberto Delgado, as icónicas letras azuis "Porto." estão a tornar-se num verdadeiro caso de sucesso fotográfico.

Não raras vezes, há que esperar por vez. Todos os dias, entre portuenses e visitantes são milhares os que tiram uma foto nos interstícios das cinco letras e do ponto que compõem a marca da cidade.

As posições são variadas e criatividade não falta, aos que de pé, sentados ou deitados desafiam fazer diferente apropriando-se do "Porto." para memória futura.

É o que confirma, por exemplo, um grupo do Rio de Janeiro "que leva o 'Porto.' para o Brasil como souvenir".

Por enquanto, o lettering gigante permanecerá à cabeceira da Avenida dos Aliados, mas a itinerância por diferentes zonas do território faz parte do seu modo de se apresentar à cidade. O "Porto." já passou pelos Jardins do Palácio de Cristal, pelo Parque da Cidade e pelo Parque Oriental, e novas paragens são ainda aguardadas.

A identidade, criada em 2014 pelo Município do Porto, tornou-se uma componente indispensável no processo de internacionalização da cidade pela notoriedade alcançada. Algo que, quem nos visita, dá nota.

"Há trinta anos, quando visitámos a cidade, grande parte dos edifícios estavam degradados. Hoje, o que vemos é totalmente diferente", refere ao portal de notícias "Porto." um grupo de turistas alemães que associa, também, o rejuvenescimento da Invicta a este tipo de ações.

Produzida pelo Studio Eduardo Aires, a marca "Porto." tem somado prémios internacionais e tornou-se case study em Portugal e no mundo, assim como os projetos de identidade gráfica que dela derivaram.

Entre as distinções, destaque para os prémios Graphis de Nova Iorque, para o galardão ED Awards recebido em Istambul em 2015, ou para o Lápis dos D&ADAwards, de Londres.