Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Leituras da Antiguidade Clássica levam 40 alunos à Biblioteca Almeida Garrett
08-04-2018
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, recebe nesta terça-feira dezenas de alunos de várias escolas da cidade para a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O tema escolhido este ano pelo Pelouro da Cultura da Câmara do Porto foi a Antiguidade Clássica.  

Para a fase concelhia do CNL do Porto - que inclui pela primeira vez alunos do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico, foram selecionados nas escolas do Porto 40 alunos. Estes jovens leitores tiveram de ler e vão prestar provas sobre os seguintes livros: Resgate, de David Malouf; A jangada de Ulisses, in A Odisseia, de Homero, adaptada por Frederico Lourenço; A coroa de Olimpia, de Hélia Correia; A lenda de Ícaro.

As provas escritas serão corrigidas no próprio dia e ali serão anunciados os alunos vencedores e apurados para a fase intermunicipal do Porto, que se realizará no dia 25 de maio, também na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Para lá das provas escritas, os alunos e professores podem usufruir de outras iniciativas, como visitas a uma exposição de ilustração e a outra de arte contemporânea, a jogos e a outros momentos de convívio, pois o que se pretende é que "este concurso constitua uma metáfora real da leitura propriamente dita: todos os envolvidos irão conhecer novas pessoas e novos lugares apenas porque leram o mesmo... Livro".

Atualmente na sua 12.ª edição, o Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa que congrega vários parceiros institucionais, nomeadamente o PNL - Plano Nacional de Leitura, a DGLAB - Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, a RBE - Rede das Bibliotecas Escolares, o Instituto Camões, a RTP e 18 autarquias de Portugal Continental e Ilhas.

Desde 2006, já participaram mais de 2750 jovens nas provas e atividades que a Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza no âmbito do CNL.

Diversas entidades patrocinaram, nos últimos anos, as fases concelhia e intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura do Porto, como a Porto Editora, a Unicer, a Delta, a Fundação de Serralves, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a VOC e a revista Visão. Com a responsabilidade social das empresas parceiras, todos os alunos e escolas receberão bons livros, que certamente aguçarão o seu conhecimento e a sua imaginação.