Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Leitura e escrita criativa na prisão
17-03-2016

No próximo sábado, 19 de março às 15 horas, realiza-se mais uma sessão do "Círculo de Leitura e Escrita Criativa" das Bibliotecas Municipais do Porto no Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária do Porto (EPPJP), com a presença dos escritores Ana Saldanha e Richard Zimler.


O "Círculo de Leitura e Escrita Criativa" nasceu do desafio lançado pelas bibliotecas à escritora Ana Saldanha para dinamizar uma comunidade de leitores no EPPJP. A iniciativa decorre desde novembro de 2015 e, esta semana, terá o seu primeiro convidado deste ano, o escritor Richard Zimler.


Em cada sessão do "círculo" a comunidade de leitores do EP, com cerca de 10 elementos, lê e discute a obra de um autor. Pelas sessões já passaram livros de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Afonso Cruz.


No Porto existe já um trabalho continuado em matéria de envolvimento das bibliotecas com comunidades específicas, como é o caso dos detidos neste estabelecimento, que passa por serviços de empréstimo de livros, de promoção do livro e da leitura, de oferta de livros para a biblioteca do estabelecimento prisional e pela consultadoria em concursos literários, entre outros.


Esta semana Richard Zimler irá juntar-se à sessão, que contará, para além dos escritores, e dos detidos, com bibliotecárias, polícias, psicólogos e juristas.


Debruçando-se sobre a obra de Zimler, esta comunidade de leitores conhece já, por exemplo "O último cabalista de Lisboa", "Ilha Teresa", "Os anagramas de Varsóvia" ou "Meia noite ou o princípio do mundo", que foram requisitados em janeiro à Biblioteca Municipal Almeida Garrett.