Sociedade

Leica também investe em reabilitar prédio para habitação na Baixa do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_Leica_Store_02.jpg

Miguel Nogueira

Depois de ter aberto no final de 2016 na Rua Sá da Bandeira a sua primeira loja na Península Ibérica, a Leica aposta agora em reabilitação na Baixa para habitação.

Segundo a Porto Vivo, SRU, sociedade participada pela Câmara do Porto, o fabricante alemã de material fotográfico Leica está apostado na área da reabilitação urbana, nomeadamente no Centro Histórico da Invicta, promovendo um novo projeto residencial.

Em causa está o edifício entre os números 48 e 52 da Rua de Sá da Bandeira, um edifício de 3 pisos e um piso recuado na cobertura, que está atualmente a ser alvo de obras de reabilitação integral, para se transformar num projeto residencial.

As frações habitacionais vão surgir nos pisos superiores do edifício, nomeadamente de tipologia T3 e com 145 m². Neste edifício já está instalada desde 1 de dezembro a loja da Leica, a primeira da Península Ibérica, e a galeria comercial também já está aberta ao público, sendo que a área comercial preserva os aspetos mais emblemáticos do antigo café Excelsior, que ali funcionava. Antes da intervenção promovida pela Leica, o edifício encontrava-se fortemente degradado e sem reabilitação há décadas.

João Leite Castro, responsável da Predibisa, empresa que comercializa o empreendimento afirma que "este negócio revelou-se muito importante ao contribuir para o dinamismo do centro do Porto, não só pelo facto da Leica ser uma flagship store, mas também pelo cuidado que os investidores tiveram na reabilitação do edifício como um todo, contrariando o cenário de manutenção da área comercial, mas abandono dos pisos superiores". Acredita que "este conceito associado ao aluguer de apartamentos de longa duração permitirá também a fixação de famílias na Baixa".