Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Lei das rendas é ameaça
31-03-2015

O presidente da Câmara do Porto afirmou ontem, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal sobre reabilitação urbana, que a lei do arrendamento é um "profundo risco" para o comércio tradicional da cidade, referindo haver comerciantes que "vão ser postos fora".


Rui Moreira falava na Assembleia Municipal sobre a "gentrificação", uma questão trazida pela deputada do PSD Daniela Coutinho a respeito da reabilitação urbana em curso no centro histórico.


Rui Moreira salientou que "uma cidade não se gentrifica apenas pela perda dos seus habitantes tradicionais. Gentrifica-se também pela perda de atividades tradicionais".


O autarca afirmou que o preocupa que "a preservação que é feita na lei apenas para pequenas e microempresas com muito pouco emprego não garante a subsistência de negócios tradicionais sem os quais [eu] não imagino a minha cidade".


Acrescentou que a Câmara sabe de "vários estabelecimentos comerciais que receberam cartas de senhorios a dizer que não vão estar interessados em renovar os contratos de arrendamento", concluindo que os inquilinos "vão ser postos fora".