Sociedade

Lançado concurso de artes plásticas para pessoas com deficiência intelectual

  • Notícia

    Notícia

cridem.jpg

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental no Porto lançou o Cridem'2018 - Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual.

O período de apresentação de trabalhos foi aberto simbolicamente a 3 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e decorre até 30 de abril de 2018. Quer o regulamento, quer a ficha de inscrição estão disponíveis online.

A iniciativa, que conta com a parceria da Fundação Manuel António da Mota e da Fundação Montepio (FM), pretende ser um espaço de estímulo e divulgação da criatividade artística da pessoa com deficiência intelectual.

Na última edição do Cridem, em 2016, foram compiladas 203 obras, distribuídas por cinco categorias de expressão artística (pintura, desenho, escultura, tapeçaria e outras expressões plásticas), tendo participado 62 instituições.

A partir de setembro, os premiados e outros trabalhos selecionados estarão expostos numa exposição a inaugurar nas instalações da Fundação Manuel António da Mota, no Porto, evento que incluirá o lançamento do catálogo do certame artístico e, à semelhança da edição anterior, com uma segunda exposição, em Lisboa, na Atmosfera M, um espaço onde a Fundação Montepio divulga muitos dos seus projetos sociais e culturais, cujas datas serão anunciadas em maio de 2018.