Economia

Laboratório de literacia financeira online com inscrições abertas para adultos a partir dos 55 anos

  • Notícia

    Notícia

#fib_Eu_e_a_minha_reforma.jpg

Filipa Brito

A nova edição da iniciativa "Laboratórios de Literacia Financeira", integrada no programa "Eu e a Minha Reforma", arranca na quarta-feira, dia 7 de outubro, e tem como mote "Aprenda a melhor gerir o seu dinheiro!"

Este programa de educação financeira e digital, promovido pela Câmara do Porto, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, funcionará no formato de laboratórios, com sessões de trabalho online. Apenas a sessão inaugural decorrerá nas instalações da Fundação e conta com a presença do vereador dos pelouros da Habitação e Coesão Social e da Educação, Fernando Paulo.

O programa de capacitação "Eu e Minha Reforma", dirigido à população com idade igual ou superior a 55 anos, visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam a tomada de decisões financeiras corretas e informadas, a melhoria da capacidade de avaliação de riscos, de prevenção de situações de fraude e burla, bem como de outras situações que podem comprometer a sustentabilidade financeira e prejudicar seriamente o bem-estar e a qualidade de vida de cada um, com custos familiares e sociais.

A sessão inaugural, a 7 de outubro, será presencial, nas instalações da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Avenida da Boavista, 4245). As restantes sessões, que se prolongam até dezembro, decorrem em formato online, às segundas-feiras, com início marcado para as 14,30 horas.

Os Laboratórios de Literacia Financeira são compostos por sessões temáticas, numa lógica pedagógica eminentemente prática, e visam promover a interação entre os formadores e os participantes, esclarecendo dúvidas e questões. Os temas a abordar são: Planeamento e Gestão do Orçamento, Impostos, Seguros, Poupança e suas Aplicações, Serviços Mínimos Bancários, Crédito e Endividamento, Produtos Financeiros, Direitos e Deveres dos Consumidores, Hábitos e Precaução Contra a Fraude e Serviços Financeiros Digitais.

As sessões contam com a presença de entidades externas como a Associação Portuguesa de Seguradores, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a PwC (PricewaterhouseCoopers).

O Município do Porto, que desde 2010 integra a Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, tem promovido nas suas políticas o envelhecimento ativo e saudável. O envolvimento em projetos de inovação e empreendedorismo social, como o programa "Eu e a Minha Reforma", é também uma forma de estimular o acesso às oportunidades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social da população mais idosa.

A participação nos "Laboratórios de Literacia Financeira" é dirigida a pessoas com idade igual ou superior a 55 anos e é gratuita. Consulte mais informações e aceda à ficha de inscrição. Os interessados em participar na ação deverão fazer a inscrição, até ao dia 6 de outubro, através do email dmcs@cm-porto.pt.

O projeto "Eu e a Minha Reforma" é apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, e a edição que agora inicia é fruto de uma parceria entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e os municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Vila Nova de Gaia.