Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Labirinto artístico intercultural
21-07-2015

Ariadne é um projeto internacional que aborda modos de interação e comunicação entre artes performativas e arquitetura, construindo modelos e imaginários em torno da ideia de labirinto.


O projeto irá decorrer publicamente em julho 2016, mas arrancou este mês realizando diversos workshops na Praia Internacional do Porto, com participantes interessados em experienciar o processo criativo, para a construção de estruturas efémeras, a partir de euro-paletes. Com esta esta comunidade temporária, constituída por artistas e população que responde a um open call, partilharam-se conhecimentos e práticas, num contexto intercultural. Hoje, o vereador da cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, visitou a praia e trocou ideias com os participantes.


Em cerca de 15 dias, decorreu na praia uma residência de experimentação de modelos arquitetónicos e de práticas de colaboração para preparação do evento de 2016.


Em julho de 2016, mais de 30 artistas, performers, coreógrafos, estudantes de artes visuais e arquitetos nacionais e estrangeiros, irão criar, na Praia Internacional do Porto, o ponto de encontro para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que envolverá a participação do público em geral. Partindo de construções de cariz temporário, serão propostos núcleos de experimentação e discussão de políticas de associação entre o habitar, o ocupar e o partilhar condições de trabalho específicas, à luz da situação socio-económica atual.


Durante 4 semanas este grupo planeará e construirá um labirinto à escala humana a partir de euro-paletes. Durante o período de construção, práticas de movimento, apresentação de performances / improvisação e aulas, irão decorrer em paralelo com um número de eventos de participação livre, seminários e fóruns, dirigidos a todo o público.


ARIADNE, Praia Internacional do Porto - Ficha Artística: 

- Organização e promoção: MEZZANINE Associação em colaboração com Peter Stamer, Silke Bake, vírgula i (coletivo de arquitetos) e BAAU (Bernardo Amaral Arquitectura + Urbanismo);

- Com Peter Stamer, Silke Bake, Jorge Gonçalves, Bernardo Amaral, Teresa Aguiar, Pedro Guedes Simões, Leonor Macedo, JP Pereira, e Ana Rocha;

- Coprodução: Câmara do Porto / Pelouro da Cultura;

- Apoio: Goethe-Institut Porto, Dgartes / Governo de Portugal - Secretário de Estado da Cultura, Colaboração: APDL, Capitania do Porto de Leixões, LIPOR, Edifício Transparente e Teatro do Frio;