Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Kirby Chambliss: "É uma sensação maravilhosa competir no Porto"
23-08-2017

A Red Bull Air Race está quase a chegar ao Porto, mas antes que levante voo damos-lhe a conhecer os principais protagonistas desta espetacular competição e as suas expectativas para a prova a realizar-se em 2 e 3 de setembro. A empresa municipal PortoLazer efetuou uma série de entrevistas aos pilotos em competição, a publicar ao longo dos próximos dias. A primeira dá-nos a conhecer as perspetivas do atual líder do campeonato mundial, o norte-americano Kirby Chambliss.


Chambliss é o terceiro piloto mais vitorioso na história da competição e um dos três pilotos totalistas nas etapas já realizadas no Porto. O segundo lugar em 2008 é o seu melhor resultado em Portugal. Foi campeão mundial de acrobacia aérea e é um dos pilotos que ajudou a desenvolver a Red Bull Air Race. Começou pelo motocross, mas ser piloto de aviões foi sempre o seu objetivo, tendo começado a voar com apenas 13 anos de idade. Com 24, tornou-se o mais jovem piloto comercial da Southwest Airlines e aos 28 já era comandante. Vive com a família num rancho chamado "Flying Crown Ranch" no Arizona.

 

KIRBY CHAMBLISS

Equipa: Team Chambliss       

País: Estados Unidos da América   

Idade: 57 anos (18-10-1959)

Avião utilizado: Zivko Edge 540 V3     

 

O que recorda da sua última corrida no Porto em 2009?

Lembro-me que tivemos alguns problemas mecânicos e não consegui chegar ao final da corrida. Foi uma pena, pois estávamos a ser muito rápidos ao longo do fim de semana. Esperamos agora ter uma prova mais tranquila, mas sermos de novo muito rápidos.

 

Acha que tem alguma vantagem por já ter competido aqui anteriormente?

Gostaria de responder que sim, mas na realidade isso não se verifica. Muitos dos pilotos que alinham na classe "Master" também já correram aqui no passado.

 

Qual é a sensação de competir tão perto das margens do rio Douro?

Maravilhosa! É impressionante olhar para baixo e ver as duas margens cheias de gente ao longo do percurso.

 

Quais as expectativas para a corrida de Portugal e para o Campeonato Mundial de 2017?

Queremos continuar posicionados no topo da tabela classificativa! Olhamos para cada corrida de forma independente e focamo-nos em vencer cada uma delas. Se vencermos corridas suficientes, acabamos por vencer o Campeonato e é isso precisamente que temos esperança que aconteça. Vamos fazer tudo por isso.