Sociedade

Júlio Isidro, Rui Moura, Orfeu Bertolami e Miguel Gonçalves viajam até à Lua a partir da Feira do Livro

  • Notícia

    Notícia

#fib_#jq_dia8_feira_livro_55.jpg

Filipa Brito / João Queirós

O apresentador Júlio Isidro, o físico Orfeu Bertolami e o geofísico Rui Moura são algumas das personalidades que estão hoje na Feira do Livro do Porto para recordar os 50 anos da chegada do Homem à Lua.

No debate de acesso livre "Lua: um gigantesco salto para a Humanidade com cambalhotas à retaguarda", com início às 19 horas, o divulgador de astronomia Miguel Gonçalves vai moderar a conversa que reúne o veterano apresentador de televisão e rádio Júlio Isidro - que, entre outras experiências, conduziu uma emissão dedicada ao momento histórico de 20 de julho de 1969 - com o físico e investigador brasileiro Orfeu Bertolami, radicado em Portugal onde é professor universitário, e o geofísico Rui Moura, docente e investigador da Universidade do Porto, nascido precisamente no ano da chegada à Lua e que é o primeiro português com formação de astronauta a partir de uma seleção mundial feita pela NASA.

Este painel vai, assim, analisar o início da era espacial e tentar explicar a génese política, social e científica daquela epopeia humana, bem como a sua natureza, os mitos e as dádivas. E encarar perguntas inevitáveis: Por que razão não regressámos? O nosso próximo destino espacial terá de ser necessariamente e uma vez mais o nosso satélite natural? E, já agora, o que é que a Humanidade deve à Lua?

Entretanto, refira-se que Júlio Isidro é o protagonista de uma das 10 sessões de autógrafos agendadas para hoje na Feira do Livro.

Por outro lado, o certame recebe também nesta terça-feira outra personalidade para uma das sessões do programa paralelo Salão Independente, a decorrer no foyer do Auditório. Trata-se do Professor jubilado, jurista e antigo deputado Vital Moreira que, juntamente com o Professor José Domingues e os investigadores Beatriz Fernandes e Joel Timóteo Pereira, apresentará o livro que co-coordenou para a Universidade Lusíada "Os projetos da Constituição Portuguesa de 1822: relatórios do 3.º ciclo de estudos em Direito".

A decorrer até 22 de setembro, a Feira do Livro do Porto tem uma vasta programação cultural, educativa e de animação que toma como base as ideias e o pensamento do ensaísta Eduardo Lourenço, a personalidade homenageada nesta edição.

Consulte o Jornal da Feira do Livro (na plataforma Issuu ou em ficheiro descarregável) e siga a página oficial no Facebook.