Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jovens pianistas de todo o mundo reunidos no Porto para concurso internacional
02-07-2019

O Concurso Internacional Santa Cecília, maior e mais antiga competição de música realizada em Portugal, regressa à cidade do Porto de 14 a 21 de julho. Nesta 21.ª edição, há participantes dos 5 aos 32 anos, oriundos de 28 países.


A iniciativa, organizada pelo Curso de Música Silva Monteiro, apresenta neste ano uma novidade ao integrar pela primeira vez uma Maratona de Piano. Marcada para os dias 19 e 20 de julho, a prova terá lugar entre as 12 horas e as 24 horas, na Reitoria da Universidade do Porto, com acesso livre.

Entre as nacionalidades mais representadas, há jovens pianistas da China, Japão, Estados Unidos, Brasil, Israel, Coreia do Sul e Portugal. Uma multiculturalidade que se estende também ao júri do concurso, composto por especialistas nacionais e estrangeiros, como Álvaro Teixeira Lopes, Arminda Odete Barosa, António Oliveira, Fausto Neves e Nelly Santos Leite, de Portugal, Akemi Alink-Yamamoto (Japão), Carles Lama (Espanha), Dorian Leljak (Sérvia/Croácia), Ioan Dragos Dimitriu (Roménia), Guigla Katsarava (Geórgia), Shao Xiao Ling (China/Portugal) e Fu Hong (China).

Ao primeiro lugar nas categorias Principal e Juniores (A, B, C, D e E) são atribuídos, respetivamente, 8.000 e 1.000 euros, além da inclusão em recitais e festivais de música.

A final aberta ao público decorre no dia 21 de julho, na Sala Suggia da Casa da Música, e o espetáculo de apuramento do vencedor será acompanhado pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira, refere a organização.

No caso da categoria principal, o vencedor terá ainda a oportunidade de publicar um CD e participar num conjunto de espetáculos, nomeadamente no Ciclo Recitais Curso de Música Silva Monteiro, na Casa da Música, na Casa de Fralães, na Casa de Portugal/André Gouveia, em Paris, no Festival St. Mesnil des Arts, Moutaut de Villeréal, e Concertos Mas Brunet, ambos em França, e no Hammerklavier concert série KNS Classical, em Barcelona.

O Concurso Internacional Santa Cecília tem o apoio do Governo de Portugal através da Direção-Geral das Artes, da Câmara do Porto e de várias entidades, nomeadamente Fundação Manuel António da Mota, Sonae, Fundação Engenheiro António de Almeida, Sonae, KNS Classical, BPI Fundação La Caixa e Bial, entre outras.