Educação

Jovens líderes partilham em Serralves histórias de vida contra a exclusão

  • Notícia

    Notícia

Pontes_Ubuntu.jpg

O auditório da Fundação de Serralves recebe no domingo, 7 de janeiro, a Conferência Vidas Ubuntu 2018. O evento, de entrada livre, traduz-se na partilha de histórias de vida de participantes na 4.ª edição da Academia de Líderes Ubuntu, um projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança em contextos adversos, de exclusão social.

A iniciativa integra o programa Pontes Ubuntu, que se desenvolve a partir da filosofia Ubuntu (conceito africano que significa "Eu sou porque Tu és") para traçar um percurso de formação para uma Liderança Servidora, conforme esclarece a Fundação de Serralves.

No âmbito da Academia de Líderes Ubuntu, "os/as jovens participantes são desafiados a partilhar a sua história de vida com os/as restantes participantes, num processo que se pretende ser de consciencialização, de recuperação de memórias, de génese de sentido, de integração positiva de tudo o que foi vivido e de valorização da identidade".

Esta conferência, que encerra a 4.ª edição da Academia, decorre entre as 10 e as 18 horas. Para o público em geral, é uma oportunidade de conhecer testemunhos inspiradores de superação de desafios.

Ao receber o encontro, Serralves manifesta o seu apoio a "iniciativas que visam a inclusão social de jovens", cooperando por isso no desenvolvimento e na implementação dos objetivos da Academia de Líderes Ubuntu.