Sociedade

Jovens lançam programa para ajudar refugiados

  • Notícia

    Notícia

#DR_Refugees_Welcome_Porto.jpg

Ajudar os refugiados nos campos de Kara Tepe, Moria, Pikpa, and First Landing na ilha de Lesbos, na Grécia, é o intuito do programa Agasalha, lançado esta terça-feira pela Refugees Welcome Porto.

O programa irá permitir, durante dois meses, entre 15 de novembro de 2017 e 15 de janeiro de 2018, deixar nos vários pontos de recolha do Grande Porto os bens mais urgentes nesses campos, como, por exemplo, calçado de inverno, roupa quente, fraldas, produtos de higiene, chá e café (lista disponível no site do programa).

A Refugees Welcome Porto apela, ainda, à colaboração para custear o transporte, em parceria com a Humanitarian Support Agency, ou tornando-se num ponto de recolha de bens.

Cerca de mil pessoas chegam a cada duas semanas aos campos, levando consigo apenas as roupas que têm vestidas e pouco mais. Milhares vivem em abrigos improvisados e tendas sem qualquer isolamento ou aquecimento e têm que enfrentar temperaturas negativas durante o inverno.

A Refugees Welcome Porto é constituída por um grupo informal de jovens que pretende contribuir para a criação de uma cultura de boas vindas aos refugiados. O projeto foi acolhido pela associação portuguesa Home Without Borders e lançado em setembro de 2015.