Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jovens empreendedores de todo o país competem pela melhor ideia de negócio
03-06-2019

Foi a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores que a Fundação da Juventude selecionou os melhores 66 projetos nacionais que vão estar em competição na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, de 3 a 5 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 


O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, coloca em competição duas categorias distintas: os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário e Profissional e uma categoria que envolve jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.


A edição 2019 da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores envolve cerca de 165 participantes, orientados por 32 professores de 42 instituições de ensino. Tem como grandes objetivos promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando uma nova geração de ideias e de negócios inovadores.


Durante três dias, um painel de jurados composto por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo vão avaliar os projetos em exposição. Cada jovem empreendedor terá um espaço próprio para apresentar o projeto ao júri e ao público em geral que visitar a mostra. Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário), há prémios no valor total de cerca de 5 750 euros.


O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio da Câmara do Porto, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Instituto Português do Desporto e da Juventude.


Com entrada livre, a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores está aberta ao público nos seguintes horários: dia 3, das 15 às 18,30 horas; dia 4, das 10 às 18,30 horas; dia 5, das 10 às 16 horas.


Competição envolve projetos de norte a sul do país


O Porto foi o distrito que mais projetos colocou a concurso: 13 no total. Seguiram-se Lisboa e Coimbra com 11 projetos cada; Braga e Setúbal com seis cada; Portalegre com cinco; Castelo Branco e Aveiro com quatro cada; Bragança, Faro e Leiria com dois cada; e Açores, Guarda e Viseu com um projeto cada.


Com destaque para o empreendedorismo criativo e social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios.


O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores integram o "Gera Talentos", um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.