Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jovens em risco no Porto em Debate
09-12-2015

Decorreu este sábado o "Porto em Debate", uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) que conta com o apoio da Câmara do Porto. Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara do Porto, presidiu à sessão de abertura na Biblioteca Pública Municipal do Porto.


O "Porto em Debate", subordinado ao tema "Educação, Emprego e Requalificação Urbana", foi o primeiro evento organizado pela APPEJ e promovido com a colaboração de instituições particulares de solidariedade social, integrando um público-alvo diferente do habitual.


A sessão contou com a presença e a participação ativa de 50 jovens integrados em Centros de Acolhimento Temporário, Lares de Infância e Juventude ou Apartamentos de Autonomização da cidade do Porto, com recurso à metodologia utilizada no Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ), incorporando os princípios de "outreach e inclusion".


Assumindo-se como uma plataforma que incentiva o pensamento sociopolítico e independente nos jovens, facilitador de aprendizagem de competências sociais e profissionais, a APPEJ aposta na disseminação da educação não formal direcionada para jovens entre os 16 e os 22 anos proporcionando-lhes a oportunidade de participar numa experiencia democrática, através da simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.


A associação defende que todos os jovens, independentemente da sua situação social ou familiar, têm o direito de participar nestas iniciativas e de se fazer ouvir enquanto jovens europeus.