Sociedade

Jovens do Cerco levam "Todos" ao palco do Coliseu

  • Notícia

    Notícia

#joao_octavio_coliseu_porto.jpg

Sobe ao palco do Coliseu Porto Ageas no dia 30 abril, pelas 21,30 horas, o espetáculo "Todos - Sonhos em movimento" que envolve cerca de meia centena de jovens do Bairro do Cerco do Porto. A entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete.

O espetáculo, com uma duração aproximada de 1,30 horas, é resultado do "Arte para Todos", um projeto social de desenvolvimento de competências artísticas e talentos em torno das músicas populares urbanas e da arte urbana.

Com direção artística do coreógrafo Max Oliveira, em cocriação com a encenadora e coreógrafa Isabel Barros, o espetáculo foi ensaiado no Espaço Todos, localizado no Cerco do Porto. Conta com a participação de 45 jovens daquele bairro municipal e teve o apoio do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto e da MXM Art Center como polos de ensaios.

Durante 10 meses, os jovens participaram em sessões de capacitação e criação conjunta em torno das artes urbanas (dança, artes cénicas, entre outras), e na conceção e ensaio do espetáculo que subirá no fim do mês ao palco do Coliseu.

O projeto social "Arte para Todos" é promovido pela Câmara do Porto no âmbito do AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa. Define-se como um programa integrado de inovação e experimentação social e de animação territorial da cidade, destinado a promover a inclusão social através de ações inovadoras e experimentais, com uma mensagem de integração positiva e forte.

Assenta no princípio da cocriação de projetos e iniciativas com a população juvenil, no sentido de promover o desenvolvimento comunitário, criando competências e redes artísticas, e ajudando a capacitar e a empoderar as populações através das artes. O projeto parte da vontade dos jovens de fazer música, considerando-a como a mais democrática das artes, capaz de agregar interesse de um conjunto alargado de pessoas, dada a sua inevitável difusão a uma escala global.
A inovação do programa radica na consideração de que a "música que eu ouço e a música que eu quero" pode servir como alavanca de intervenção, possibilitando o trabalho em todas as dimensões da vida juvenil e acrescentando-lhe valor e dignidade. 

O AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa é um projeto da Câmara do Porto, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Norte 2020.

O "Todos - Sonhos em movimento" será apresentado dia 30 de abril, pelas 21,30 horas, na sala principal do Coliseu Porto Ageas. Tem entrada gratuita até à lotação da sala e mediante levantamento do respetivo bilhete, já disponível na bilheteira do Coliseu Porto Ageas.