Educação

Jovens de todo o mundo reúnem-se no Porto para recriar Assembleia da ONU

  • Notícia

    Notícia

#DR_OPOMUN_01.jpg

Mais de 300 jovens de 18 escolas do país e do mundo vão participar na 12.ª edição do OPOMUN - The Oporto Model United Nations. A iniciativa, organizada pelos alunos do Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP), realiza-se entre 28 de fevereiro e 2 de março, e conta com o apoio da Câmara do Porto.

A palavra é dada a jovens de mais de 50 nacionalidades que vão discutir assuntos de grande importância à escala mundial, como a defesa da proteção de dados e a guerra eletrónica entre os Estados Unidos, China e Rússia.

Na OPOMUN 2019, os procedimentos de debate seguem os das Nações Unidas, numa tentativa de recriar o mais fielmente a sua dinâmica. Cada jovem participante assumirá o papel de um delegado, conciliando a defesa dos interesses da sua nação, com os objetivos comuns entre todos os seus membros.

Os problemas emergentes dos avanços tecnológicos e o debate sobre a sustentabilidade nas diversas áreas da economia serão os outros temas em destaque. As sessões distribuem-se ao longo dos três dias de evento, que vai juntar não só escolas portuguesas, mas também escolas da Turquia, Dinamarca, Espanha, Itália e Tunísia.

A organização da 12.ª edição da OPOMUN, cujo slogan é "Dare to make the difference" (Atreve-te a fazer a diferença), conta com o apoio da Câmara do Porto, através do Pelouro da Juventude e Desporto.