Cultura

José Eduardo Agualusa comissaria ciclo de debates com escritores relevantes de várias nacionalidades

  • Notícia

    Notícia

#Fennells_photography_Jose-and-trophy.jpg

Fennells photography

Escritores de várias nacionalidades e com relevância a nível internacional, bem como no espaço da lusofonia, participam no ciclo de oito debates programados pelo premiado autor José Eduardo Agualusa para a Feira do Livro do Porto, que começa já nesta sexta-feira nos Jardins do Palácio de Cristal.

O primeiro debate, porém, tem lugar no sábado, pelas 19 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e toma logo a temática de Sophia de Mello Breyner Andresen - "A Terra O Sol O vento O mar / São minha biografia e são meu rosto" - para lançar a reflexão social. 

"Num mundo em convulsão, atormentado por grandes e imprevistas mudanças, e em busca de novos caminhos e ideais, a literatura tem um papel cada vez mais importante: o de promover o debate e pensar o futuro", defende Agualusa.

Na estreia deste ciclo, o aclamado autor lusófono e a Câmara do Porto reúnem os escritores Ana Luísa Amaral, Frederico Lourenço e Miguel Sousa Tavares (todos particularmente próximos da vida e obra de Sophia) numa sessão que integra também o programa municipal Um Objeto e Seus Discursos por Semana, aproveitando a oportunidade da atribuição da tília de homenagem à grande poeta, que ocorrerá pelas 18,30 horas.

De acesso livre, os conjunto de debates vai desenrolar-se por toda a Feira do Livro, até 17 de setembro, e contará ainda com nomes de relevo na literatura e no panorama cultural, oriundos das mais variadas latitudes: José Luís Peixoto, Patrícia Reis, João Paulo Sacadura, Han Kang, José Mário Silva, Tatiana Salem Levy, Dulce Maria Cardoso, Raquel Marinho, Teju Cole, Isabel Lucas, Bruno Vieira Amaral, Djaimila Pereira de Almeida, Carlos Vaz Marques, Laurent Binet, Ana Sousa Dias, Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo M. Tavares e Luís Caetano.

A programação dos debates e toda a demais estão no Jornal da Feira do Livro do Porto. Pode também acompanhar o dia a dia do certame na página do facebook.