Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ex-ciclistas correm na São Silvestre
25-12-2015

No próximo domingo tem lugar no Porto a 22ª edição da corrida São Silvestre, onde são esperados cerca de 12 mil participantes na corrida principal, na extensão de 10 km. Para a mini caminhada de 5 km estão previstas cerca de 10 mil participações. A corrida tem início às 18 horas, com partida e chegada na Avenida dos Aliados.


 

Quanto a figuras de cartaz, a corrida conta com nomes importantes do atletismo. No setor masculino Rui Pedro Silva procurará obter a sétima vitória consecutiva tendo Rui Teixeira como o seu maior rival. No setor feminino, Sara Moreira partirá como clara favorita, com vontade de reeditar os triunfos de 2008 e 2009, mas terá de prestar atenção a Doroteia Peixoto, que, entre outras classificações, foi terceira em 2013, e a Vanessa Fernandes, que na recente maratona de Valência obteve mínimos olímpicos para o Rio de Janeiro 2016.



Curiosa será também a participação na prova de dois ex-ciclistas de renome internacional. Óscar Pereiro, que tem no seu palmarés a vitória num Tour de France, e José Azevedo, um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, deixarão de lado o ciclismo para fazerem uma experiência na São Silvestre do Porto.



Óscar Pereiro, de resto, já esteve presente na São Silvestre do Porto, na edição de 2008, acabando num excelente lugar de 59º na classificação geral. O ciclista galego, nascido em Mos, na província de Pontevedra, em Agosto de 1977, tornou-se no quinto espanhol a vencer o Tour de França, quando em 2006 obteve essa proeza, quatro anos antes de terminar a carreira.

José Azevedo, natural de Vila do Conde, onde nasceu em Setembro de 1973, conseguiu excelentes resultados internacionais, como um quinto lugar no Giro italiano de 2001, e sexto e quintos lugares no Tour de França, respectivamente em 2002 e 2004. A nível interno ficou por quatro vezes no top-ten da Volta a Portugal, sendo o quinto posto de 2004 o seu melhor resultado.


Pela primeira vez na história da corrida, a Câmara do Porto vai abrir-se à São Silvestre, com entrega dos dorsais e kits de competição das 10 às 17 horas no edifício dos Passos do Concelho.


Veja o vídeo sobre a entrega dos kits.




Devido à realização da prova, as forças de segurança alertam para as seguintes medidas de condicionamento de trânsito:

 

- Proibir a paragem e o estacionamento, nos dias 26 e 27 de dezembro (e conforme sinalização a estabelecer no local):Praça do General Humberto Delgado;

 

- Proibir o trânsito no dia 27 de dezembro, das 09:00 às 17:00 (e conforme sinalização a estabelecer nos locais): Praça General Humberto Delgado, Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade;

 

- Proibir o trânsito no dia 27 de dezembro, das 16:00 às 21:00 (e conforme sinalização a estabelecer nos locais): Rua de Elísio de Melo, Rua do Dr. Magalhães Lemos e Praça de D. João I;


- Efetuar cortes temporários de trânsito no dia 27 de dezembro, das 17:00 às 21:00:

Rua de Sá da Bandeira, Rua de Gonçalo Cristóvão, Rua de Santa Catarina, Praça do Marquês de Pombal, Rua de Latino Coelho; Rua da Alegria; Rua da Constituição, Rua Monte Pedral, Rua Damião de Góis, Rua de Camões, Rua Gonçalo Cristóvão; Praça da República; Rua da Boavista, Avenida da Boavista, Praça Mouzinho de Albuquerque, Rua Ricardo Severo, Largo da Paz, Praça D. Pedro Nunes, Largo do Priorado, Rua de Aníbal Cunha, Rua da Boa Hora, Rua da Maternidade, Largo da Maternidade, Rua Adolfo Casais Monteiro, Rua D. Manuel II, Túnel dos Almadas, Rua de Elísio de Melo, Avenida dos Aliados; Praça da Liberdade: Rua Heróis e Mártires de Angola; Rua dos Fenianos e Praça General Humberto Delgado.


 

Recomenda-se que sejam utilizados os transportes públicos.