Cultura

Jornalista José Manuel Barata-Feyo apresenta o livro "A sombra dos heróis" nos Paços do Concelho

  • Notícia

    Notícia

#fib_Livro_A_sombra_dos_herois.jpg

"A sombra dos heróis" é o título do livro do jornalista José Manuel Barata-Feyo, que tem apresentação às 18,30 horas da próxima segunda-feira, 8 de abril, no átrio da Câmara do Porto, com entrada livre.

Com prefácio do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que intervirá na sessão, "A sombra dos heróis" é a história desconhecida dos resistentes portugueses que lutaram contra o nazismo, contada em 320 páginas pelo veterano jornalista com base em material inédito e a chancela da editora "Clube do Autor".

Em Portugal, até hoje, pouco se sabe sobre os portugueses vítimas dos nazis em França. Mas se assim é em relação às vítimas, a ignorância é absoluta no que respeita às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do país.

Proporcionalmente, houve mais portugueses que franceses a combater os nazis. Cidadãos de um país neutro, centenas de portugueses podiam ter-se adaptado às circunstâncias e ao diktat do invasor alemão. Em vez disso, deixaram o conforto relativo das suas famílias, das suas casas e dos seus empregos, esqueceram o interesse próprio e lançaram-se num combate desigual pela liberdade.

Com "A sombra dos heróis", Barata-Feyo dá vida à história desconhecida destas centenas de homens e mulheres de carne e osso, lutadores de exceção, num relato fascinante sobre a resistência e abnegação humanas.

José Manuel Barata-Feyo nasceu em 1947 na Serra da Gardunha. Exilado em Paris, cidade onde iniciou a carreira jornalística, trabalhou para o "International Herald Tribune", foi o assistente do diretor para a Europa, África e Médio Oriente do "New York Times News Service" e colaborou com o jornal francês "Libération". Regressado a Portugal, exerceu vários cargos de chefia e direção em jornais, revistas (destacando-se com a "Grande Reportagem") e televisão, nomeadamente na RTP ("Grande Reportagem", "Sinais do Tempo"), tendo recebido vários prémios de televisão e imprensa.

Entre os livros da sua autoria estão o romance histórico "A última missão", o conjunto de crónicas e intervenções sobre os destinos da RTP "O fim anunciado" (temática que levaria à sua saída da estação) e "O grande embuste", focado nas teorias e contra-teorias sobre o obscuro acidente de aviação que vitimou o então Primeiro-Ministro português Francisco de Sá Carneiro e o seu ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, em 1980.