Cultura

Joana Vasconcelos volta a Serralves 20 anos depois com "I'm Your Mirror"

  • Notícia

    Notícia

A obra de Joana Vasconcelos pode ser vista a partir desta terça-feira, dia 19, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, onde "I'm Your Mirror" apresenta trabalhos realizados desde 1997 até à atualidade.

A exposição mostra "do melhor que Portugal pôde apresentar em muitas circunstâncias", como considerou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a inauguração ao final do dia de ontem, acompanhado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, e pela presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.

Vinte anos após ali ter realizado a sua primeira exposição com outros artistas, Joana Vasconcelos regressa agora para a primeira exposição individual, que extravasa o museu e se abre ao Parque de Serralves, chegando até à Avenida do Marechal Gomes da Costa, frente à entrada do museu, e integrando mais de 30 obras, 14 das quais novas.

Comissariada por Enrique Juncosa, "I'm Your Mirror" reúne alguns dos ícones mais emblemáticos da artista, como: "Cama Valium" (1998) feita de blisters com comprimidos Valium; "Burka" (2002); o candelabro "A Noiva" (2001-05) com 14 mil tampões; "Coração independente vermelho" (2005) com talheres de plástico; o par de sapatos de salto alto "Marilyn" (2011) feito de panelas; o helicóptero "Lilicoptère" (2012) de plumas de avestruz e cristais Swarovski. E inclui também um considerável número de obras novas da série "Bordalos".

A primeira exposição individual de um artista português no Museu Guggenheim em Bilbau, onde recebeu mais de 640 mil visitantes, integra uma máscara veneziana com 2,5 toneladas, feita com 231 molduras de duplo espelho, e um anel solitário de três toneladas com 112 jantes de automóvel e 1 324 copos de cristal.

"I'm Your Mirror" (título que faz referência à cantora Nico e à música "I'll be your mirror" dos Velvet Underground) é organizada pelo Museo Guggenheim Bilbao, em parceria com a Fundação de Serralves/Museu de Arte Contemporânea e a Kunsthal Rotterdam (Holanda), ficando patente até 24 de junho.

Hoje mesmo, entre as 18,30 e as 20 horas, o programa paralelo inclui uma conversa com a artista numa sessão de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete. Mais informações AQUI.