Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jardim S. Lázaro vai ser reabilitado
15-01-2015

O Jardim de S. Lázaro, o mais antigo jardim público da cidade do Porto, vai ser alvo de importantes obras de reabilitação, cumprindo assim mais um compromisso do atual Executivo.


A autarquia informa todos os utilizadores do referido Jardim que o mesmo será encerrado entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2015, de modo a proceder-se em segurança à execução dos trabalhos em causa. Apela-se, desde já, à compreensão de todos os utilizadores.


O Jardim foi inaugurado em 1834 pelo paisagista João José Gomes. Carateriza-se pela frondosidade do seu arvoredo, tendo no centro um conjunto de Magnólias, Tílias, Camélias, um coreto e vários fontanários e repuxos de água. Os elementos construídos conferem ao espaço um certo ar de jardim romântico, apelativo ao descanso e contemplação.


Atualmente, possui fragilidades que comprometem o uso do espaço público e lhe conferem uma certa descaracterização, donde se destaca a degradação de todo o pavimento e deficiente funcionamento do sistema de drenagem.


É compromisso do atual Executivo promover a qualificação do espaço público e dos jardins emblemáticos. Nesse sentido, irá a Câmara Municipal do Porto proceder a uma intervenção neste jardim com vista a valorizar os percursos pedonais e ligação entre a área urbana e área verde, adequando os pavimentos a sua utilização predominante.