Sociedade

Jardim da Arca d'Água ganha mais iluminação e recupera os tradicionais candeeiros de ferro fundido

  • Notícia

    Notícia

O Jardim da Praça de Nove de Abril, conhecido como Jardim de Arca D'Água, viu recentemente a sua rede de iluminação pública ser substancialmente melhorada e reforçada. Os históricos candeeiros foram recuperados e o espaço ganha agora nova luz e maior sentimento de segurança noturna. O "Porto." esteve no local com a vereadora Cristina Pimentel e mostra-lhe o resultado em primeira mão.

"A requalificação integral de toda a iluminação pública do Jardim de Arca d'Água, que voltou a ter aqui presentes os antigos candeeiros públicos, era uma vontade muito grande da comunidade local e, obviamente, também do Município", informou ao "Porto." a vereadora responsável pela Via Pública, Cristina Pimentel.

A intervenção visou uma melhoria substancial da rede de iluminação pública do jardim através da substituição das luminárias por equipamentos com tecnologia LED e das colunas existentes pelos originais candeeiros em ferro fundido. Além destes trabalhos, foi ainda reforçada a iluminação em várias zonas do parque.

"Foi reposta a iluminação histórica daquele que é um dos jardins históricos da cidade do Porto. Era uma promessa nossa e cumprimos", afirmou a vereadora. A acompanhar esta estratégia, a opção pela iluminação LED tem-se revelado a escolha mais acertada como medida de poupança energética e, por esse facto, tem vindo a ser "paulatinamente implementada na cidade".

Junto ao bairro residencial da Igreja de Cristo Rei, adiantou Cristina Pimentel, já foi feita uma intervenção semelhante, mas o projeto vai ter também continuidade noutras zonas residenciais com as mesmas características. Serão renovados todos os "candeeiros históricos que já não respondem às exigências da população, quer em termos de quantidade quer termos de qualidade da luz", ficou a garantia.

O investimento municipal no Jardim de Arca d'Água, localizado na freguesia de Paranhos, foi superior a 90 mil euros.