Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jantar solidário na cantina da Câmara do Porto
24-10-2015
Cerca de 100 pessoas em situação de sem abrigo e 100 voluntários juntaram-se ontem na cantina da Câmara do Porto, num jantar solidário a que se associaram presidente, vice-presidente e vereador da ação social e habitação.


Para Alfredo Abreu, Coordenador Nacional da "Serve the City", organizadora do evento, esta é uma festa da vizinhança. "Às mesmas mesas, lado a lado, olhos nos olhos, partilhamos uma refeição e a 
vida. Damos e recebemos. Somos cidade, juntos", afirmou o responsável.


Esta é a segunda vez que se realiza o Jantar Comunitário do Porto, iniciativa que contou com o apoio do Montepio, em parceria com as associações "Amigos da Rua", "CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo", "Exército de Salvação, FAS Rondas" e, agora, também da Câmara do Porto que cedeu a "sala de jantar". Entre os voluntários há vários funcionários da autarquia.


Na cidade do Porto existe cerca de uma centena de pessoas sem abrigo e que, habitualmente, pernoitam na rua. Segundo os estudos sociais que têm vindo a ser realizados, muitos destes "sem abrigo" são-nos apenas sazonalmente, fruto da desestruturarão familiar e de situações de degradação social e desemprego.