Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jafumega e Marta Ren são os convidados do próximo Porto Best Of a 18 de maio
17-03-2017

Depois de ontem ter arrancado com casa cheia, ao som dos Três Tristes Tigres, Old Jerusalem e Dan Riverman, o Porto Best Of regressa ao Rivoli a 18 de maio para o segundo ciclo de concertos deste ano. Desta vez, com Jamufega e Marta Ren & The Groovelvets.


Mantendo a filosofia de juntar no mesmo palco o passado e o presente da música portuguesa com raízes no Porto, o segundo ciclo deste ano Porto Best Of trará ao Rivoli, a 18 de maio, os Jafumega e Marta Ren & The Groovelvets.


Será, por certo, mais uma noite repleta de cadências rítmicas neste que o sexto ato da iniciativa da Câmara do Porto com curadoria de Miguel Guedes.


Quase 40 anos depois da primeira reunião que deu origem ao grupo, os Jafumega são desafiados a regressar aos palcos para revisitar o seu segundo álbum, homónimo e editado em 1982, do qual fazem parte os bem conhecidos "Latin'América", "Kasbah" ou "Nó Cego".


Ao vivo, Luís Portugal, Mário Barreiros, José Nogueira e Eugénio Barreiros - que vão contar com Miguel Ferreira (teclados), Ricardo Coelho (bateria) e Nuno Coelho (baixo) - prometem mostrar porque foram descritos por António A. Duarte como a 'coqueluche do Porto', no livro "A Arte Eléctrica de Ser Português" (1984).


Com três álbuns editados - "Estamos Aí" (1980), "Jafumega" (1982) e "Recados" (1983) - os Jafumega são uma referência da música feita no Porto nos anos 80. Recorde-se que a banda esteve afastada dos palcos durante três décadas, tendo voltado a juntar-se em 2013 para um ciclo de concertos nos coliseus de Lisboa e do Porto.


Antes da atuação dos Jafumega, caberá a Marta Ren & The Groovelvets abrir a noite no palco do Rivoli. O álbum de estreia "Stop, Look, Listen", editado pela italiana Records Kicks, será o pronto de partida para um espectáculo de funk e soul, cheio de garra.

 

Enquadrada pela crítica como "prima de Sharon Jones, sobrinha de Aretha Franklin", Marta Ren tem conquistado tudo e todos com o seu álbum de estreia em nome próprio, depois de mais de 15 anos dedicados à música, nomeadamente com os Sloppy Joe e os Bombazines. "Summer's Gone", "Two Kind Of Men", "Release Me" e "So Long" são algumas das músicas que farão parte do alinhamento.


O Porto Best Of é um ciclo de concertos promovido pela Câmara do Porto, com curadoria de Miguel Guedes, onde as bandas do Porto são convidadas a tocar e revisitar na íntegra o seu primeiro, mais influente ou seminal álbum, revisto à luz do tempo presente.


Em 2016, passaram pelo palco do Teatro Rivoli, a convite do Porto Best Of, bandas como os GNR e os Lobo, no ciclo dedicado à Pop; Dealema e Capicua, na noite do Hip-Hop; Tarantula, Equaleft e Redemptus, a lembrar as raízes do Metal da cidade; Expensive Soul e Cru, na noite soul e funk.

 

Bilhetes e mais informações aqui.