Sociedade

Já se constrói a saída para os visitantes do museu subterrâneo do Rio da Vila

  • Notícia

    Notícia

#mno_Tunel_de_Vila_02.jpg

Miguel Nogueira

A transformação do entubado Rio da Vila em estrutura museológica subterrânea continua a avançar e a obra está agora na fase de construção da área final do percurso visitável.

Os trabalhos estão, por isso, concentrados nas imediações da confluência da Rua de Mouzinho da Silveira com a Rua de Belomonte, pois é aqui que terminará a galeria museológica com a saída dos visitantes a fazer-se próximo do Largo de São Domingos.

As obras de musealização do Rio da Vila, que têm obrigado a alguns condicionamentos de trânsito  nesta zona, enquadram-se na estratégia de valorização do património da empresa municipal Águas do Porto, e portanto da cidade, tendo em conta o seu manifesto interesse histórico e cultural.

Este curso de água, um dos principais rios do Porto e que foi entubado no século XIX, resulta da confluência de nove cursos de água na zona da Baixa em dois mananciais que se juntam na Praça de Almeida Garrett (frente à Estação de São Bento).

O Rio da Vila corre essencialmente sob as ruas de Mouzinho da Silveira e de São João, até à Ribeira, estando a Câmara do Porto a musealizar o troço de cerca de 350 metros entre a Estação de São Bento e o Largo de São Domingos.

Com largura superior a dois metros e altura superior a três metros, a galeria apresenta dimensões suficientes para permitir a visita confortável do público, mas necessita naturalmente de ser adaptada à circulação de pessoas em condições de segurança.

Enquadrado no Estudo de Valorização de Bens Patrimoniais ligados ao ciclo da água no Porto, o projeto prevê que a entrada para o subterrâneo seja feita pela Estação de Metro de São Bento. Daí se terá acesso a uma sala onde será instalado o serviço de bilheteira, um local para exposições e apresentações, além da entrada para o percurso visitável que terminará na saída que está agora em construção, perto do Largo de São Domingos.

Condicionamentos de trânsito

Como já referido, esta intervenção implica alguns condicionamentos de circulação de veículos, que terá uma nova fase a partir de 12 de fevereiro. Destacam-se o estreitamento da via de parte da Rua de Mouzinho da Silveira, nos sentidos ascendente e descendente. Há também a considerar a proibição de estacionamento num troço desta artéria.

+ Info detalhada aqui