Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Já há entendimento entre os municípios para futura requalificação da Estrada da Circunvalação
02-03-2017

Os Municípios do Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar acordaram os termos de uma futura requalificação da Estrada da Circunvalação. A apresentação do "masterplan" decorreu hoje em Matosinhos, sob coordenação da Área Metropolitana do Porto e com a presença dos presidentes das câmaras municipais dos quatro concelhos.


O coordenador do grupo de trabalho criado para este programa, o arquiteto Correia Fernandes, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, afirmou aos jornalistas que o "mais importante" neste trabalho é "a dimensão do projeto, que é metropolitana".


"É a transformação de uma estrada, numa via com valências que neste momento não estão lá, como o privilégio aos peões, a instalação de modos suaves de transporte e a previsão de que, a qualquer momento, o transporte público assumir maior importância", afirmou.


A dimensão metropolitana do plano foi também sublinhado por Rui Moreira, para quem "este é um dia importante, porque ele sela, mais do que um plano, um entendimento político. Uma estratégia duradoura. É que há tarefas, como esta, que pela sua dimensão, custo, pelo tempo que demoram, não podem ser projectos de um só ciclo político."


O autarca do Porto deixou claro que este não é ainda um projeto de execução e que ninguém crie a expectativa de que amanhã começarão obras, salientando, contudo, que a partir de agora, a Estrada da Circunvalação e a sua requalificação não vão esbarrar na falta de entendimento entre os municípios.