Sociedade

Já é possível atravessar a pé a Rua Formosa entre Sá da Bandeira e Santa Catarina

  • Notícia

    Notícia

Abriu nesta sexta-feira uma passagem pedonal na Rua Formosa, no troço entre Sá da Bandeira e Santa Catarina. A via estava encerrada à circulação de peões desde agosto do ano passado, altura em que iniciou a obra do Túnel do Bolhão. O trânsito automóvel continua interdito. 

Estando garantidas as condições de segurança para as pessoas poderem circular neste eixo, epicentro da obra que, no subsolo, vai abrir caminho ao túnel que dará acesso à cave logística do Mercado do Bolhão restaurado, foi criada uma passagem pedonal que, não sendo muito larga, permite aos peões circular num e noutro sentido.

Esta abertura faseada à circulação integrava, aliás, o planeamento da empreitada, gerida pela empresa municipal GO Porto.

A construção do Túnel do Bolhão entre a Rua do Ateneu Comercial do Porto e a Rua de Alexandre Braga, passando sob a Rua Formosa, tem como objetivo permitir o acesso direto ao piso subterrâneo de logística do Mercado do Bolhão quando este reabrir. Será, por isso, uma infraestrutura essencial para o funcionamento do Mercado e também para a proteção da mobilidade na sua envolvente, já que absorverá o trânsito de veículos para abastecimento dos comerciantes do Bolhão.

Dessa forma, ao mesmo tempo que acaba a descarga de alimentos a céu aberto em plena rua, será também aliviada a pressão automóvel no centro da cidade com o direcionamento dos veículos que abastecem o mercado.

Por outro lado, o tunel assegurará que a entrega de produtos seja feita com elevadas condições de segurança, higiene e conforto.