Sociedade

Já chegaram a Miragaia as escadas rolantes que irão ajudar a ir até ao Hospital e outros equipamentos

  • Notícia

    Notícia

A zona de Miragaia começou nesta semana a receber os materiais e equipamentos que irão permitir dar início à montagem das escadas rolantes para ligar à cota alta do centro da cidade.

Trata-se de um importante passo do projeto que assenta na empreitada "Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas - Miragaia", anunciada em 2015 pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, e lançada em maio do ano passado. Foi concebida em três núcleos: Escadas das Sereias, Escadas do Monte dos Judeus e área adjacente, e zona circundante às Ruas de Cidral de Cima e de Cidral de Baixo.

A montagem das escadas rolantes vai agora desenrolar-se por várias semanas e, de acordo com as previsões, o equipamento deve estar apto a entrar em funcionamento já no mês de março.

Esta obra consiste na introdução de escadas mecanizadas, de novas rampas de acesso e na recuperação de pavimentos e estruturas pré-existentes. No entanto, as existentes Escadas do Monte dos Judeus, que tiveram de ser retiradas para o avanço dos trabalhos, vão continuar a existir e no mesmo local, pois está assegurada a sua reposição com respeito pela reformulação e pelo redesenho das cotas e dos degraus.

Representando um investimento municipal de aproximadamente 677,2 mil euros, com obra a cargo da empresa Atlantinível (vencedora do respetivo concurso público), esta empreitada gerida pela empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras do Porto enquadra-se na estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto.

O objetivo é atenuar o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa e ajudar a resolver a falta de ligação entre Miragaia e a Cordoaria, facilitando nomeadamente o acesso da população de Miragaia ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.