Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Itinerário nacional pelas obras de Souto de Moura começa no Metro do Porto
04-03-2020
Três das estações do Metro do Porto desenhadas por Eduardo Souto de Moura foram escolhidas para o início do itinerário nacional pelas obras do arquiteto que a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura vai lançar a partir de 28 de março.

Aproximar o público de obras fundamentais de um dos mais premiados e reconhecidos arquitetos portugueses é o objetivo da iniciativa que, entre os meses de março e setembro, vai permitir o acesso íntimo e privilegiado a alguns ícones da arquitetura nacional, desde a Barragem do Tua ao Estádio de Braga, passando pela Casa das Histórias e pelo Convento das Bernardas, num total de oito visitas a 15 obras e sempre com o acompanhamento de especialistas, inclusive o próprio Souto de Moura.

Destinado a todos os públicos, este programa começa pelas 11 horas de 28 de março com o arquiteto André Campos, colaborador de Eduardo Souto de Moura entre 2002 e 2012, a conduzir o olhar dos participantes através de curiosidades e detalhes construtivos das Estações de Metro Campo 24 de Agosto, Bolhão e Trindade.

Integrada no programa paralelo da exposição "Souto de Moura - Memória, Projectos, Obras", que está patente na Casa da Arquitectura até 6 de setembro com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, esta é também uma rara oportunidade para visitar algumas das obras apresentadas nessa exposição que revisita quatro décadas da produção arquitetónica de uma figura ímpar da arquitetura portuguesa e mundial.

O Itinerário Souto de Moura vai ainda passar por Lisboa, Alijó/Sabrosa, Matosinhos, Aveiro, Braga/Amares e Algarve. As inscrições para as visitas abrem duas a três semanas antes da data da sua realização.