Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

IPSS do Porto inaugura Centro de Atividades Ocupacionais para jovens deficientes mentais
03-03-2017

A Associação Somos Nós inaugurou esta quinta-feira, na zona da Pasteleira, as novas instalações do Centro de Atividades Operacionais (CAO) para jovens deficientes mentais, agora com capacidade para 30 utentes.


Constituída em 2006 por pais, familiares e amigos de jovens deficientes mentais, a Somos Nós - Associação para a Integração e Autonomia de Jovens Deficientes, operava desde 2007 um Centro de Atividades Operacionais (CAO), em instalações provisórias cedidas pela Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, com capacidade limitada a 15 utentes.


O novo CAO, ontem inaugurado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Augusto de Azevedo, oferece instalações mais amplas, dando resposta à crescente procura deste Centro por parte de familiares de jovens com deficiência, permitindo duplicar a sua capacidade para um total de 30 utentes, muito deles já em lista de espera.


Os utentes são maioritariamente jovens que frequentaram o ensino integrado com apoios especiais, mas que, chegados aos 18 anos, não têm condições de prosseguir outras formações, exercer atividade profissional ou ter uma vida autónoma.


O projeto para a construção do novo CAO foi aprovado em 2013 e a sua construção iniciada em 2014. A Câmara do Porto cedeu à IPSS o direito de superfície do terreno por um período de 30 anos.


Em 2015, a Associação já tinha sido apoiada pela autarquia do Porto no âmbito de uma candidatura submetida ao Programa Porto Solidário - Fundo de Emergência Social.